Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Igor Gomes diz que reclamar da arbitragem virou ‘muleta’ e cobra: ‘Jogadores abordam de forma desrespeitosa’

A arbitragem vive no ‘olho do furacão’ do futebol brasileiro. A cada rodada, um time emite nota oficial ou vai à CBF protestar contra os “homens do apito”. No Atlético-MG, que encara o Independiente Del Valle, nesta terça-feira (28), às 21h30 (de Brasília), pela semifinal da CONMEBOL Sul-Americana, com transmissão do Disney+, um jogador foi na contramão no assunto.

Em entrevista exclusiva à ESPN, o meia Igor Gomes fugiu do senso comum na hora de falar da arbitragem. Destacou a profissionalização com fator que certamente vai melhorar a qualidade dos árbitros. No entanto, fez uma autrocrítica em relação à postura dos jogadores como um todo.

Segundo Igor, falta respeito por parte dos próprios atletas na hora de reclamar da arbitragem. Além disso, o jogador admitiu que os clubes hoje usam a arbitragem como ‘muleta’ na hora de esconder os próprios erros.

“Eu vou dar minha opinião sincera sobre isso (arbitragem) e talvez não seja tão popular assim. Eu não gosto muito de falar do árbitro, mas já que foi uma pergunta direcionada, eu vou dar minha opinião sincera. Essa forma do árbitro aqui no Brasil deveria ser modificada, principalmente na questão de profissionalizar os árbitros”, disse Igor Gomes, antes de prosseguir sobre o tema.

“Mas eu acho que isso (profissionalização) não vai resolver todos os problemas dentro de campo, até porque você pode ir em outros esportes ou outras ligas que têm os árbitros profissionais e nelas têm os erros iguais”.

“Do meu nicho, que é de atleta, clubes e diretores que também não ajudam com que o árbitro possa desenvolver ou possa evoluir. Que ele possa fazer a sua melhor arbitragem. Eu acho que tem um erro de critério dos árbitros que hoje apitam de uma maneira muito pressionada aqui no Brasil. Porém, eu não sou a favor também da maneira com que os jogadores abordam os árbitros, eu não acho isso legal, acho que o árbitro é uma autoridade dentro de campo, acho que tem muitos jogadores que abordam eles de uma maneira muito desrespeitosa e não acho isso o ideal”, disse Igor Gomes.

Além dos atletas, Igor Gomes apontou também para os dirigentes. Segundo o meia, muitos tentam esconder os erros da equipe na arbitragem.

“Acho que a postura de vários dirigentes que, por exemplo, usam os erros dos árbitros como muleta, quando perde um jogo. E quando perde esse jogo, vai na entrevista falar mal do árbitro, mas na verdade o árbitro foi só uma consequência. Ele quer esconder, às vezes, erros ou motivos que fizeram com que o trabalho dele não tenha sido bom. Ele quer esconder nos erros do árbitro. E isso passa por uma evolução pessoal, entendeu? Acho que os árbitros hoje erram, mas eu acho que não é só o problema dos árbitros, e sim uma modificação completa do todo do futebol, de clube, de diretor, de atleta”.

“Então, acho que sim, os árbitros têm tido os erros deles. Eles precisam passar por uma reformulação. Mas também nós temos que olhar para nós mesmos e (refletir) ‘eu estou dificultando ou estou facilitando o trabalho?’, ‘Eu estou ajudando com que ele evolua ou eu estou só tacando fogo numa coisa que já é difícil?’. Então, eu acho que além disso, o principal é profissionalizar os árbitros. Depois disso, é olhar para a nossa classe de atleta, de diretor, de clube. Então, acho que passa por uma reformulação geral do futebol, não só da parte dos árbitros”, completou.

O Atlético-MG encara o Independiente Del Valle, nesta terça-feira (28), às 21h30 (de Brasília), com transmissão do Disney+. Depois do empate em 1 a 1 na ida, quem vencer vai à final, enquanto qualquer empate leva a disputa para as penalidades.

Onde assistir a Atlético-MG x Del Valle?

Você assiste a Atlético-MG x Del Valle, nesta terça-feira (28), às 21h30 (de Brasília), com transmissão do Disney+.

Compartilhe:

Veja também: