
Projeção 3D ilustra como a ciclovia interparques deve ser entregue em Ponta Grossa –
A Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre) compartilhou com exclusividade à equipe de Jornalismo do Portal aRede/Jornal da Manhã imagens do projeto de ciclovias interparques, que integram a proposta do maior projeto de parques lineares de Ponta Grossa.
As informações são de Cristhyano Cavali, diretor de Engenharia e Arquitetura da Unilivre. A solução das ciclovias interparques será a construção de travessias leves, feitas de aço. A proposta tem como objetivo aproveitar a bacia do Rio Ronda, que se aproveita da altura dos desníveis para oferecer novos pontos de vista da cidade.
GALERIA DE FOTOS
De acordo com Cavali, a solução inovadora busca valorizar a paisagem urbana e garantir o espaço necessário para o fluxo das águas. “A proposta começa por destinar todos os vazios urbanos para criação de lagoas de retenção e áreas verdes. Muitas lagoas. O objetivo é abrir espaço para que o ciclo natural das águas aconteça no espaço urbano sem criar inconvenientes para a vida cotidiana da cidade”, diz o diretor.
O projeto prevê intervenções ambientais de arborização, ciclovias, pistas de caminhada iluminadas e macrodrenagem na bacia dos rios Olarias, Pilão de Pedra e Ronda. Até o momento, foram disponibilizadas imagens de projeção 3D para o planejamento das ciclovias.


