A atuação devastadora de Erling Haaland, autor de cinco gols e duas assistências na goleada histórica da Noruega por 11 a 1 sobre a Moldávia, nas eliminatórias para a Copa do Mundo, dominou as manchetes dos principais jornais europeus. Aos 25 anos, o atacante do Manchester City voltou a ser destaque internacional, aumentando ainda mais sua reputação como um dos maiores goleadores da atualidade.
O jornal espanhol Marca exaltou o apelido já conhecido do jogador e mais um feito que ele atinge.
“Não é por acaso que Haaland recebeu o apelido de ‘Ciborgue’. Pode não ter enfrentado um adversário de renome, mas liderou sua seleção com cinco gols e uma assistência. Assim, o atacante do City atingiu um novo recorde: superou o número de gols que marcou com a camisa da seleção em relação ao número de partidas que disputou: 48 gols em comparação com as 45 partidas que disputou.
O AS destacou o peso histórico do feito: “Liderada por um Haaland imbatível, a Noruega arrasou a frágil Moldávia. É a terceira vez em sua carreira que marca cinco gols em uma única partida, mas a primeira com a seleção. Cada avanço era uma facada na defesa moldava.”
Na Catalunha, o Mundo Deportivo foi ainda mais direto.
“A selvageria de Haaland: cinco gols e duas assistências. Dos onze gols dos Vikings, ele participou de sete. Uma atuação impressionante que deixa a Noruega cada vez mais perto da Copa do Mundo.”
Já a italiana Gazzetta dello Sport preferiu olhar para os impactos na tabela, que incluem a seleção do país, que atualmente é 2ª colocada do grupo e pode, mais uma vez, se complicar ao tentar a vaga na Copa do Mundo: “A chuva de gols de Haaland fortaleceu o saldo da Noruega, agora com 21, contra apenas 5 da IItália. A classificação direta da Azzurra parece cada vez mais improvável.”
Na Inglaterra, a repercussão foi dividida entre o feito e a proximidade de compromissos importantes pelo City, inclusive o clássico com o Manchester United, no próximo final de semana. O Daily Mail ironizou:
“Tá assistindo, Ruben Amorim? Haaland marca CINCO gols poucos dias antes de enfrentar o Manchester United.”
Já a BBC resumiu a noite em uma frase curta e já conhecida: “Erling Haaland fez de novo.”
O canal britânico lembrou ainda que, com a atuação, o atacante atingiu 48 gols em 45 jogos pela Noruega — números que reforçam seu status como um dos artilheiros mais letais do futebol mundial.
“Há pouco mais de uma semana, seu gol contra o Brighton significou mais um recorde na Premier League, com seus 88 gols sendo o maior número de gols marcados por qualquer jogador nos primeiros 100 jogos. Agora, o atacante norueguês elevou sua marca para 48 gols em 45 jogos por seu país, com cinco gols na vitória por 11 a 1 contra a Moldávia na terça-feira.”