Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Imprensa internacional repercute defesa de Trump a Bolsonaro

O posicionamento do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em defesa do ex-presidente do Brasil Jair Bolsonaro gerou repercussão em veículos da imprensa mundial nesta segunda-feira, 7.

+ Leia mais notícias de Imprensa em Oeste

O republicano usou sua rede social, a Truth Social, para criticar as medidas judiciais adotadas contra o liberal, as quais seriam como uma “caça às bruxas”. Ainda conforme a publicação, o Brasil estaria “fazendo uma coisa terrível” ao seu aliado.

Entre as reações, o jornal britânico The Guardian classificou a manifestação de Trump como um apoio contundente a Bolsonaro e destacou o apelido de “Trump dos Trópicos” frequentemente associado ao brasileiro.

Já a BBC ressaltou que os comentários provocaram uma resposta imediata do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que reforçou que o Brasil não aceitaria “interferência” de outros países.

Repercussão internacional e paralelos entre Trump e Bolsonaro

The New York Times foi fundado em 18 de setembro de 1951The New York Times foi fundado em 18 de setembro de 1951
Fundado em 1951. The New York Times também é conhecido como Dama Cinza | Foto: Reprodução/Pixabay

A emissora Al Jazeera, do Oriente Médio, noticiou o apoio público de Trump a Bolsonaro diante dos processos judiciais relacionados à suposta tentativa de golpe. O Washington Post, dos Estados Unidos, enfatizou que o norte-americano traçou um paralelo entre sua própria situação e a de Bolsonaro, ambos alvos de investigações judiciais em seus países.

No cenário europeu, o Jornal de Notícias, de Portugal, e o francês Le Monde, classificaram o episódio como um embate direto entre Trump e Lula. O Le Monde sugeriu que o republicano inaugurou as “hostilidades” ao defender Bolsonaro, que responde a processos no Supremo Tribunal Federal (STF) e está inelegível, depois de decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 2023.

Leia também: “O legado da Independência americana”, artigo de Rodrigo Constantino publicado na Edição 276 da Revista Oeste

A publicação também foi destaque na CNN Internacional, no The New York Times (NYT) e no Clarín, da Argentina. O NYT abordou o julgamento de Bolsonaro como um marco importante na responsabilização do ex-presidente, de modo a relacionar os atos de 8 de janeiro, no Brasil, à invasão do Capitólio em 2021, nos EUA, depois da derrota de Trump.

YouTube videoYouTube video


Compartilhe:

Veja também: