Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Inauguração do MAC Espelhos encerra residência de Jomi na Academia Alfredo Andersen

O ateliê da Academia Alfredo Andersen torna-se na próxima sexta-feira (04) um museu inédito. Como conclusão da residência de João Miguel Santana (Jomi), atual residente artístico do espaço, o ateliê foi transformado no Museu de Arte Contemporânea Departamento dos Espelhos, também chamado de MAC Espelhos, e terá sua inauguração às 19h juntamente com o 1.° Mini Festival de Performance, igualmente organizado pelo artista. Não é necessário inscrição prévia.

Durante a inauguração do museu fictício, Jomi oferecerá uma visita guiada a todos, contando sobre sua jornada artística, inspirações e razões para montar o MAC Espelhos. Após a apresentação, o público poderá contemplar o 1.° Mini Festival de Performance, com apresentações dos artistas Bianca Castro, Laboratório de Performance da Embap, e Paula Mathias.

A inauguração também conta com a instalação sonora do artista residente do MAC Espelhos, Pedro Osinski Carneiro, feita em conjunto com Jomi. As apresentações trabalham com elementos tecnológicos e reflexões sobre registro e o próprio objeto espelho.

Desde o início de março, Jomi se propôs a construir um museu fictício com inspirações nas obras do artista belga Marcel Broodthaers, como uma forma de ressignificar o espaço que por muito tempo não se sentiu pertencente. “A partir do momento em que eu decido ser o diretor do meu próprio museu, utilizo dos setores e exposições para tratar de assuntos como narcisismo, invisibilidade artística, autoimagem, tecnologia e colonização”, diz ele.

As visitas ao MAC Espelho poderão ser feitas até o dia 09 de abril. O espaço estará aberto do dia 07 ao dia 09, no período da manhã, das 10h às 12h e no período da tarde, das 14h às 19h30.

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA – O projeto de residência artística é uma iniciativa da Academia Alfredo Andersen para estabelecer um espaço de aperfeiçoamento e trocas de experiências com artistas, produções e projetos nas artes visuais. Os artistas convidados a participarem do período de residência permanecem no Ateliê do Complexo Andersen por um mês, desenvolvendo suas linhas de pesquisa.

Desde 2019, a residência já recebeu artistas nacionais e internacionais que, além da criação própria, também abriram oficinas e workshops para compartilhar seus conhecimentos com o público, demonstrando o comprometimento com a divulgação de educação artística.

Serviço

Inauguração “MAC Espelhos” e 1º Mini Festival de Performance

Data: 04 de abril (sexta-feira)

Horário: 19h

Endereço: Ateliê – Rua Mateus Leme 336 – Centro – Curitiba

Compartilhe:

Veja também: