Um incêndio de grandes proporções atinge, neste sábado (11), um dos silos de uma empresa de grãos localizada às margens da BR-116, próximo à entrada de Arroio Grande, no Sul do Rio Grande do Sul. O foco do incêndio é o silo número três do complexo da empresa Cotribá, que armazena cerca de 120 toneladas de soja. A fumaça pode ser vista da rodovia.
As chamas começaram durante a manhã e mobilizaram equipes do Corpo de Bombeiros de Jaguarão e do Serviço Civil e Auxiliar de Bombeiro (SCAB) , grupo de bombeiros voluntários de Arroio Grande. Brigadistas da própria empresa também atuam no combate ao fogo, utilizando os hidrantes internos da estrutura.
Segundo informações dos bombeiros, a principal hipótese para a origem do incêndio é o atrito entre os próprios grãos de soja, o que pode causar combustão espontânea, um risco conhecido em estruturas de armazenamento agrícola. As altas temperaturas impediram a abertura da lateral do silo, como previsto no protocolo inicial. O teto da estrutura já desabou.
Apesar da intensidade das chamas e do colapso parcial do silo, não há registro de feridos até o momento. Apenas danos materiais foram confirmados. A área é considerada de risco.
Este é o segundo incêndio registrado na mesma empresa somente neste ano. Em julho, dois silos da Cotribá também foram atingidos por um incêndio que levou mais de 48 horas para ser controlado e causou a destruição total das estruturas afetadas.
Dois caminhões do Corpo de Bombeiros, um de Arroio Grande e outro de Jaguarão, estão sendo utilizados na operação. Até a mais recente atualização desta nota, a empresa Cotribá não se manifestou oficialmente sobre o ocorrido.
*Com informações da RBS e Zero Horas