Um novo confronto entre indígenas e fazendeiros em Guaíra, no interior do Paraná, deixou seis pessoas feridas, sendo duas em estado grave, nesta quarta-feira (28). As informações foram divulgadas pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi).
Segundo o grupo, os indígenas teriam sido vítimas de um ataque de produtores rurais, que entraram na área com armas de fogo. A maioria das pessoas feridas é de jovens e mulheres. O ataque a tiros teve início na noite de terça-feira (27) e seguiu durante a madrugada.
Na área, localizada no oeste do estado, próximo da fronteira com o Paraguai, vivem moradores da terra indígena Tekoha Guasu Guavirá, que compõem o povo da etnia Avá Guarani. O local está sob disputa territorial.
SAIBA MAIS:
Um motorista da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), órgão do Ministério da Saúde, compareceu ao local e levou os feridos até um hospital da região. Os fazendeiros atacaram os indígenas com tiros de espingarda.
Os fazendeiros seriam produtores de soja e milho. Nas redes sociais, jovens indígenas transmitiram o conflito pela internet. No vídeo, é póssível ouvir disparos de arma e gritos dos moradores em meio à baixa iluminação do local.
Uma equipe da Força Nacional está na região para atuar no combate ao confronto e deve permanecer até 19 de janeiro. A área está sob disputa judicial.
A Secretaria de Segurança Pública do Paraná (SESP-PR) disse estar acompanhando a situação e que a Polícia Militar esteve na área, mas disse que a responsabilidade é do governo federal.