Indígenas invadiram uma fazenda em Erebango, região norte do Rio Grande do Sul, nesta segunda-feira, 21. O proprietário afirmou que estava no campo quando foi surpreendido pelo grupo, que reivindicou a posse da área e pediu que ele deixasse o local.
+ Leia mais notícias de Agronegócio em Oeste
O terreno fica próximo a uma reserva dos Caingangues, o que reforçou a justificativa dos indígenas para a ocupação. Luiz Silva, presidente do Sindicato Rural de Getúlio Vargas, explicou que o produtor já registrou um boletim de ocorrência e pretende acionar a Justiça com o objetivo de retomar a posse da terra.
Nós, da Brigada Militar, queremos que cada gaúcho e que cada gaúcha seja o primeiro a saber da nossa atuação. Por isso, a partir desta segunda-feira (21/07), distribuiremos as informações sobre a nossa atuação diária no canal de WhatsApp da Brigada Militar.
⬇️ pic.twitter.com/CbsL9CpYTi— Brigada Militar-RS (@brigadamilitar_) July 21, 2025
Invasão de indígenas não gerou confronto
De acordo com informações da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, não houve registro de confronto entre os indígenas e trabalhadores rurais. Para contabilizar quantas pessoas permanecem acampadas na área, a corporação utiliza imagens captadas por drone.