COM ASSESSORIAS – Emanuelly da Silva Cardoso, de 11 anos, sempre gostou de futebol, mas a vocação para o esporte foi despertada quando um professor de educação física percebeu que a estudante da rede pública de ensino de Castro tem habilidade com a bola. “Ele me viu jogando e me chamou. Agora vou treinar aqui”, diz a garotinha, que acaba de entrar para um dos quatro grupos de crianças e adolescentes que vai ter aulas de futsal de graça no projeto Maestro da Bola. A proposta da Associação, que tem como embaixador o pentacampeão de futebol Ricardinho, começou as atividades nesta terça-feira (11) em uma aula inaugural.
De acordo com Kamal Curi, coordenador do Projeto, 100 crianças, divididas em turmas de 25 cada, nos períodos da manhã e da tarde, sempre em contraturno escolar, serão atendidas neste primeiro momento, mas a intenção é ampliar a oferta de vagas. “É um projeto social onde a gente busca trazer o esporte para a vida das crianças e por isso a gente não foca em alto desempenho. Quando você investe em esporte e educação, não precisa investir tanto em segurança e saúde”, afirma.
Os alunos são divididos em turmas mistas de meninos e meninas com idades entre 7 e 10 anos e adolescentes de 11 a 14 anos. Os treinos acontecem no Ginásio Gerson Torres, na Vila Rio Branco, espaço cedido pela Prefeitura. “Mais para frente eles receberão os kits de uniformes com camiseta, mochila e sequeeze, e isso depende também de frequência escolar e de irem bem na escola”, completa.
Parceria
Para o secretário municipal de Esporte, a parceria é importante para ampliar a oferta de atividades. “É maravilhoso para a cidade. O que a gente mais quer são atitudes como essa para a gente chegar com o esporte em todos os cantos do município”, diz Cristiano Meira.
A empresa que subsidia o projeto é a Tigre, indústria de pincéis que tem uma unidade em Castro, através do Instituto Carlos Roberto Hansen. “É importante para a gente contribuir com a sociedade onde a gente está inserido. Esperamos colher bons frutos dessa parceria”, afirma o representante do Instituto, Walter Costa.
O trabalho em conjunto entre a Administração Pública, o Instituto da Tigre e a Associação do Ricardinho é, para o prefeito Reinaldo Cardoso, um modelo de gestão participativa. “É um grande projeto dentro da Secretaria de Esporte que envolve a iniciativa privada e entidades. É aquilo que nós sempre falamos: temos que trabalhar com a sociedade. Fazer parcerias é fundamental para que as coisas aconteçam. Isso vai trazer um grande estímulo às nossas crianças para que pratiquem o esporte e melhorem sua formação como pessoas”, reforçou, acrescentando que, aos 81 anos, recomenda o futebol para ter saúde. “Joguei futebol até os 68 e tô aqui, prefeito, com essa idade. O futebol fisicamente é muito bom e faz bem para a cabeça. Quando você tá jogando, você esquece as coisas ruins e fica só com as coisas boas”.
De olho na oportunidade de incentivar o filho José, de 8 anos, a desenvolver espírito de equipe dentro do projeto, Luiz Carlos Pereira aposta no esporte como uma forma de desenvolver também o senso de responsabilidade. “Achei muito bom, excelente. A população de Castro precisa muito desse tipo de incentivo. O esporte socializa, a criança aprende sobre respeito e educação”, pontuou.
Maestro da Bola
Criada em 2017, a Associação Maestro da Bola é uma organização sem fins lucrativos, que nasceu do sonho do pentacampeão mundial de futebol Ricardinho de oportunizar e incluir desportivamente crianças e adolescentes, pessoas com deficiência deficientes e todos aqueles que necessitem de inclusão perante a sociedade.
O projeto atua em pelo menos nove cidades paranaenses, entre elas Curitiba e Foz do Iguaçu, além de um município no Mato Grosso do Sul, Mundo Novo. O Pentacampeão Ricardinho, atleta renomado internacionalmente, conquistou 17 títulos nacionais e internacionais, atuando em 23 jogos pela Seleção Brasileira de Futebol.