Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Inmet alerta para chuvas intensas no Sul do Brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de chuvas intensas nos Estados do Sul do Brasil nesta quinta-feira, 24.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

O fenômeno vai abranger o centro-sul do Paraná, todo o Estado de Santa Catarina e a região norte do Rio Grande do Sul.

O volume das chuvas intensas

De acordo com o Inmet, as chuvas intensas vão ser de 20 a 30 mm/h. Além disso, o instituto prevê ventos de até 60 km/h. Apesar do aviso, há baixo risco de corte de energia elétrica, de queda de galho de árvores, de alagamentos e de descargas elétricas.

O fenômeno vai abranger o centro e o sul do Paraná, todo o Estado de Santa Catarina e a região norte do Rio Grande do Sul | Foto: Reprodução/InmetO fenômeno vai abranger o centro e o sul do Paraná, todo o Estado de Santa Catarina e a região norte do Rio Grande do Sul | Foto: Reprodução/Inmet
O fenômeno vai abranger o centro e o sul do Paraná, todo o Estado de Santa Catarina e a região norte do Rio Grande do Sul | Foto: Reprodução/Inmet

O Inmet orienta que, em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores, por causa do leve risco de descargas elétricas. O motorista não deve estacionar os veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Em caso de descargas elétricas, a população deve evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Para mais informações, os moradores podem ligar para a Defesa Civil, por meio do telefone 199. Ou para o Corpo de Bombeiros, pelo número 193.

Previsão de frente fria

Além das chuvas, há previsão para uma frente fria, que vai mudar o padrão atmosférico em parte significativa do território brasileiro.

De acordo com o Inmet, as chuvas intensas vão ser de 20 a 30 mm/h | Foto: Reprodução/FreepikDe acordo com o Inmet, as chuvas intensas vão ser de 20 a 30 mm/h | Foto: Reprodução/Freepik
De acordo com o Inmet, as chuvas intensas vão ser de 20 a 30 mm/h | Foto: Reprodução/Freepik

O sistema, de fraca intensidade, atua inicialmente no Sul do país e influencia o tempo em sete Estados. O destaque será a queda de temperaturas, o aumento da nebulosidade e os registros pontuais de chuva fraca.

Essas alterações vão atingir os Estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná, de São Paulo, do Rio de Janeiro, do Espírito Santo e sul de Minas Gerais, além do centro-sul de Mato Grosso do Sul.

Leia também:

Compartilhe:

Veja também: