Nesta segunda-feira, 21, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou a previsão para chuvas e temperaturas em todo o Brasil para esta semana e para o início da próxima, até a segunda-feira, 28 de julho.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Na Região Norte, áreas de instabilidade irão se concentrar no extremo norte de Roraima e extremo noroeste do Amazonas e Pará. Os volumes podem superar 60 mm, com destaque para os maiores acumulados de chuva da ordem de 80 mm, no norte do Amazonas e no litoral norte de Roraima.
Em contraste, nas regiões do Acre, Rondônia, sul do Amazonas e do Pará, e sul do Tocantins, não há previsão de chuvas ao longo da semana. Nestas localidades, a previsão indica uma redução da umidade relativa do ar, que pode atingir níveis abaixo de 30%, fato que demanda atenção ao risco de incêndios.


No interior da Região Nordeste, não há previsão de chuva, com redução da umidade relativa do ar, principalmente no sudoeste do Piauí, sul do Maranhão, bem como no oeste da Bahia e Rio Grande do Norte. Em áreas do litoral nordestino, podem ocorrer chuvas acima de 20 mm, principalmente no litoral de Alagoas, bem como no litoral norte do Maranhão.
Na Região Centro-Oeste, a previsão indica predominância de tempo estável, sem ocorrência de chuva, exceto no sul do Mato Grosso do Sul. A essa localidade, o Inmet prevê volumes de até 3 mm. Ressalta, ainda, a previsão de umidade relativa abaixo de 40% em toda a região para os próximos dias.
Inmet: precipitação no Sudeste e Sul


Na Região Sudeste, a previsão indica tempo estável e ausência de chuva para a maior parte de Minas Gerais e São Paulo, exceto nas porções leste de ambos os Estados. Nessas localidades, o Inmet prevê acumulados de até 3 mm.
Para o Rio de Janeiro e Espírito Santo, a previsão indica volumes de até 30 mm, principalmente nas regiões costeiras de ambos os Estados. Para os próximos dias, a previsão também sugere umidade relativa abaixo de 40%, principalmente no Estado de São Paulo e no sul de Minas Gerais.
Leia também: “O agro resiste ao desgoverno do PT”, reportagem de Artur Piva publicada na Edição 275 da Revista Oeste
Já para a Região Sul, o órgão prevê acumulados de 20 a 50 mm em grande parte do Paraná e Santa Catarina, principalmente nos setores centrais de ambos os Estados. No Rio Grande do Sul, a previsão indica acumulados abaixo de 20 mm nos setores norte e noroeste do Estado.
Por outro lado, são previstos volumes de até 40 mm nas porções nordeste e centro-sul do RS. O Inmet destaca, ainda, volumes de até 70 mm para o extremo-sul do Estado.
Temperatura no Brasil para esta semana


Ao longo da semana, a previsão do Inmet indica temperaturas máximas elevadas em grande parte das regiões Norte e Centro-Oeste. O mesmo vale para o oeste da Região Nordeste. Os maiores valores devem ocorrer no sudeste do Amazonas, região central do Pará, centro-norte do Mato Grosso e do Piauí, principalmente no próximo domingo, 27.
Em partes do leste do Nordeste e Região Sudeste, as temperaturas máximas devem ficar abaixo de 32°C. Já para o sul do Rio Grande do Sul, o órgão prevê temperaturas máximas inferiores a 22°C. As temperaturas mínimas devem se manter acima de 22°C na Região Norte, norte do Nordeste e Centro-Oeste. Já no sudoeste do país, predominam mínimas inferiores a 20 °C.
Está prevista a atuação de uma massa de ar frio que deve provocar temperaturas abaixo de 10 °C no sul do Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Esse sistema deve avançar ao longo da semana e provocar queda de temperatura em setores das regiões Sul e Sudeste.
Leia mais: “Tsunami a caminho”, artigo de Silvio Navarro pulicado na Edição 278 da Revista Oeste
Temperaturas abaixo de 16 °C devem ocorrer no centro-sul de Minas Gerais e de São Paulo, com as maiores quedas previstas para os dias 25 e 27 de julho. Elas devem abranger grande parte das regiões Sudeste e Sul.
O Inmet é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.