O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, neste domingo, 27, uma série de alertas para acumulado de chuva e tempestades. O grau de severidade varia entre “Perigo Potencial” e “Perigo”. Os avisos atingem Estados das regiões Sul, Nordeste e Centro-Oeste e seguem válidos até as 10h desta segunda-feira, 28.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Os principais riscos incluem chuvas entre 30 a 60 mm por hora ou até 100 mm por dia. Os ventos variam entre 40 e 60 km/h e possibilidade de granizo. Segundo o Inmet, há risco de alagamentos, transbordamentos de rios, deslizamentos de encostas e cortes pontuais de energia elétrica.
Regiões afetadas no Sul, Nordeste e Centro-Oeste, segundo o Inmet
No Sul do país, as áreas com risco mais elevado de acumulado de chuva e tempestades incluem o Sudoeste e Sudeste Rio-grandense, a Região Metropolitana de Porto Alegre, o Centro Ocidental e Oriental Rio-grandense, além de municípios do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.


No Nordeste, o alerta de acumulado de chuva com “Perigo Potencial” abrange as regiões Metropolitana de Recife, Mata Pernambucana, Mata Paraibana, Leste Potiguar e Leste Alagoano, com volumes previstos entre 20 a 30 mm por hora ou até 50 mm por dia.


Já no Centro-Oeste e Sudeste, municípios como Presidente Prudente, Bauru, Marília, Itapetininga, Araçatuba, Grande Florianópolis, Litoral Sul Paulista e áreas da Macro Metropolitana Paulista também estão sob aviso de tempestade com ventos intensos e risco de granizo.


O Inmet orienta a população a evitar enfrentar o mau tempo, observar possíveis alterações nas encostas e não utilizar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Em casos de emergência, os contatos indicados são a Defesa Civil (199) e o Corpo de Bombeiros (193).