Com o objetivo de incentivar o investimento no Tesouro Direto e contribuir com a educação financeira, o Inter anunciou nesta terça-feira (20) uma parceria com a Secretaria do Tesouro Nacional, a B3, bolsa do Brasil, e a Me Poupe!, da influenciadora de finanças Nathalia Arcuri.
A iniciativa é voltada principalmente para os novos investidores que, através do Tesouro Direto, têm a oportunidade de alocar recursos em um dos produtos considerados de maior segurança do mercado e com grande abrangência entre o público.
Atualmente existem cerca de 2,6 milhões de investidores ativos no Tesouro, o que corresponde a pouco mais de 1% da população.
O anúncio foi feito nesta terça-feira através de uma coletiva, na sede do Inter. O evento contou com a participação da economista-chefe do Inter, Rafaela Vitória, da diretora de Investimentos do Inter, Monica Saccarelli, do diretor de Relacionamento com Clientes, Pessoas Físicas e Educação da B3, Felipe Paiva, da influenciadora Nathalia Arcuri e do Coordenador do Tesouro Nacional, Paulo Moreira Marques.
“Até entendemos que a sofisticação [de investimentos] é boa para o país, mas ao olhar para a base, ainda precisamos de educação financeira. Precisamos reforçar essa mensagem para os investidores, de que investir é simples”, afirmou Vitória.
Ao longo da coletiva, Monica Saccarelli reforçou a oportunidade de ampliar o número de investidores no Tesouro. Além disso, a diretora de investimentos também apontou que a linguagem complexa utilizada pelo mercado financeiro é um dos principais desafios para aqueles que estão começando a investir. Por isso, simplificar a comunicação é necessário para atrair novos investidores.
Para clientes Inter, a parceria irá proporcionar benefícios exclusivos. Aqueles que investirem no Tesouro Direto pelo aplicativo da instituição receberão acesso ao “Xô Dureza”, plano da plataforma Me Poupe+, com cursos que vão da organização financeira aos investimentos iniciais, criada para difundir temas de planejamento e educação financeira.
A data inicial para disponibilização dos cursos ainda será definida, e a oferta será limitada, conforme o regulamento.
O Tesouro
A rentabilidade do Tesouro Direto pode ser prefixada, quando já se sabe qual será a taxa de juros que irá receber ao final do período de investimento, ou pós-fixada, quando está atrelada a algum índice de referência, como a taxa Selic ou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação do país.
Além disso, nessa modalidade, o investidor tem a possibilidade de diversificar os investimentos obtendo variadas rentabilidades, com títulos pré e pós-fixados, considerados de baixo risco pelo mercado financeiro, pois são garantidos pelo Tesouro Nacional.
E uma das principais vantagens apontadas sobre o Tesouro Direto é a acessibilidade, já que os investimentos no Tesouro estão disponíveis a partir de R$ 30.
Compartilhe: