Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Investimentos da Copel em eficiência energética beneficiam hospital em Pato Branco

O Hospital São Lucas, de Pato Branco, está entre as instituições beneficiadas por um edital voltado à eficiência energética em hospitais públicos e filantrópicos do Paraná. Com a substituição de equipamentos de ar-condicionado e a instalação de mais de 300 placas fotovoltaicas, a unidade tem obtido economia no consumo e redução dos custos com a energia elétrica.

De acordo com o superintendente do hospital, Sergio Luiz Wolker, a iniciativa tem impacto direto na qualidade dos serviços prestados. “Além da economia financeira, temos a sustentabilidade ambiental. Com a economia que tivemos, conseguimos melhorar a estrutura física e adquirir novos equipamentos. Com isso, melhoramos a qualidade no atendimento aos pacientes”, afirma.

A instituição atende mensalmente mais de mil internamentos e realiza, em média, 12 mil consultas.

O edital que possibilitou essas melhorias faz parte do Programa de Eficiência Energética da Copel e disponibilizou R$ 35,2 milhões para a substituição de equipamentos de climatização, iluminação e cuidados hospitalares por modelos mais eficientes, além da instalação de sistemas de geração própria de energia.

Os recursos foram distribuídos entre 41 hospitais localizados em 33 municípios do Paraná. A projeção é de uma economia anual de 11 mil megawatts-hora, o equivalente ao consumo de cerca de 6 mil residências no estado.

O PROGRAMA – O Programa de Eficiência Energética da Copel, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), financia projetos para promover o uso racional da energia elétrica. Por meio de chamadas públicas, investe em ações que geram economia no consumo e contribuem para a sustentabilidade do setor elétrico.

Ao longo desta semana, a Copel divulga uma série de vídeos que sobre os projetos executados e os benefícios esperados para instituições de todas as regiões do Paraná.

Compartilhe:

Veja também: