Uma ação coordenada entre as Forças de Defesa de Israel (IDF) e a agência de segurança Shin Bet resultou na eliminação de integrantes do Hamas acusados de ataques fatais contra israelenses no último fim de semana. O anúncio da eliminação ocorreu nesta segunda-feira, 14.
Todos os alvos pertenciam ao braço militar do Hamas e haviam sido libertados durante a troca de prisioneiros envolvendo Gilad Shalit, sendo posteriormente enviados à Faixa de Gaza.
Entre os mortos na operação estavam Riyad Asilah e Sam Abu Sunaynah, apontados como autores do ataque a faca em Jerusalém, em 1998, no qual Haim Kerman foi morto.
🔴ELIMINATED TERRORISTS: Riyad Asilah, Sam Abu Sunaynah, Mahmoud Surayyah and 7 additional terrorists were eliminated in a joint IDF & ISA operation.
Riyad Asilah, a terrorist in Hamas’ military wing, responsible for recruiting Hamas terrorists from East Jerusalem and advancing… pic.twitter.com/8y4pXx7fQz
— Israel Defense Forces (@IDF) July 14, 2025
Asilah, ligado ao comando operacional do Hamas em Gaza e à “Divisão Jerusalém”, continuou organizando ataques e recrutando membros em Jerusalém Oriental, além de auxiliar no envio de armas e recursos.
Detalhes dos alvos da operação
Outro alvo foi Mahmoud Surayyah, responsável pelo ataque com faca em 1996 que resultou na morte do sargento Ehud (Udi) Tal.
Sete outros militantes, presos durante a Segunda Intifada por envolvimento em ataques, também foram mortos. Todos atuavam no comando do Hamas na Cisjordânia, mesmo depois de deportação para Gaza.
Em nota conjunta, as IDF e o Shin Bet declararam que vão “continuar operando com o objetivo de impedir atividades terroristas contra o Estado de Israel e seus civis”.
Outras ações de Israel


Na sexta-feira 11, uma série de operações militares realizadas na Faixa de Gaza resultou na morte de seis líderes das forças navais do Hamas. A Marinha de Israel iniciou as operações em meados de maio, com a colaboração da Diretoria de Inteligência, do Comando Sul e do serviço de segurança.
De acordo com as FDI, os terroristas eliminados teriam envolvimento em ataques marítimos direcionados a militares e civis israelenses, além de participarem do planejamento do ataque ocorrido em 7 de outubro.
Entre os alvos eliminados estão Ramzi Salah, comandante no norte de Gaza; Jamal al-Baba, responsável pelo centro; Ratab Abu Sahiban e seu sucessor Ahmad Ali, ambos na cidade de Gaza; Omar Abu Jalala, em Khan Younis; e Mohammed Qashta, em Rafah.
Israel já havia informado sobre a morte de Salah anteriormente. Os militares israelenses abateram o terrorista durante um ataque a uma cafeteria, que, de acordo com informações, resultou em 24 mortes.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste