Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Israel inicia venda de sistema Iron Dome para a Europa

Israel acertou a venda do sistema de defesa antimísseis Iron Dome para um país europeu. A Romênia será a primeira nação do continente a adquirir o equipamento, segundo anúncio foi feito pelo ministro da Defesa Nacional, Ionuț Moșteanu, em entrevista à emissora estatal TVR.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

No contexto desta aquisição, segundo o ministro, “uma nova política de segurança será apresentada pelo presidente Nicușor Dan, com ênfase na cooperação com a União Europeia, os Estados Unidos e a Turquia.”

YouTube videoYouTube video

O contrato será assinado ainda este ano, durante o outono no hemisfério norte, como parte de um plano mais abrangente de modernização militar. A aquisição ocorre em meio a tensões geopolíticas crescentes na região do Mar Negro e reflete o esforço do governo romeno para fortalecer parcerias estratégicas com aliados ocidentais.

O valor do negócio foi de US$ 1,9 bilhão. A licitação foi lançada em 2023 e a previsão é de que a compra seja concluída neste outono, segundo meios de comunicação locais. De acordo com Mosteanu, cerca de 30% do orçamento de defesa da Romênia, que representa 2,5% do PIB do país, está destinado à aquisição de armamentos.

A Romênia faz fronteira com a Ucrânia e se mantém atenta às movimentações na guerra do país vizinho contra a Rússia. O governo romeno, com isso, planeja comprar mísseis de curto alcance, corvetas e pretende participar de programas conjuntos como o do sistema portátil de defesa aérea Mistral 3 Manpad.

O Iron Dome é projetado para interceptar projéteis de curto alcance e se destacou internacionalmente pela capacidade de proteger áreas urbanas densamente povoadas em cenários de conflito.

O ministro romeno acrescentou que o sistema será essencial para a proteção de locais sensíveis no território romeno. “Quando vemos imagens de Tel-Aviv sob ataque do Irã e vemos o Iron Dome em ação, este é um sistema de defesa de curto alcance, e protege Tel- Aviv.”

O ministro completou:

“Ele também nos protegerá, seja em aeroportos, bases militares ou, Deus nos livre, no caso de termos que defender nossas cidades.”

Iron Dome deve chegar a outros países da Europa

A tecnologia, fabricada por uma empresa israelense é considerada um dos sistemas mais eficientes do mundo em sua categoria. Moșteanu destacou que o país ainda não conta com esse tipo de estrutura defensiva. “São baterias de mísseis defensivos que nós não temos e das quais precisamos.”

Leia mais: “Nem todo árabe é palestino; entenda”

O sucesso da defesa israelense nos recentes ataques do Irã se deveu, em grande parte, à integração de várias camadas tecnológicas, como os sistemas Iron Dome, David’s Sling e os mísseis Python e Derby, especializados em combate aéreo.

A expectativa é que a medida reforce a capacidade de resposta diante de ameaças aéreas em um contexto regional cada vez mais instável. E seja seguida por mais países do continente.

Compartilhe:

Veja também: