Uma escalada de hostilidades se desenrolou nesta quarta-feira, 16, quando Israel lançou ataques contra Damasco, capital da Síria, abrindo uma nova etapa de confrontos no Oriente Médio. O alvo principal foi a entrada do Ministério da Defesa sírio, conforme informaram as Forças Armadas israelenses, que justificaram a ação como resposta aos recentes choques entre tropas sírias e a minoria drusa.
Autoridades de segurança afirmaram à agência Reuters que dois ataques de drones atingiram o edifício, forçando funcionários a buscarem abrigo no porão. Enquanto isso, a rede estatal Elekhbariya noticiou que dois civis ficaram feridos durante a ofensiva. O Exército de Israel declarou que “atingiu o portão de entrada do complexo do quartel-general militar do regime sírio” em Damasco e destacou que segue monitorando “os acontecimentos e as ações tomadas contra os civis drusos no sul da Síria”.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Ataques de Israel atingem outras regiões e elevam tensão
Um forte ataque israelense atingiu o Ministério da Defesa do regime sírio em Damasco. Esse ataque se realizou poucos minutos após o ministro israelense da defesa informar que os ataques contra o regime de Al-Sharaa se intensificarão, em resposta aos ataques sírios contra os… pic.twitter.com/byGsxfomRm
— Hoje no Mundo Militar (@hoje_no) July 16, 2025
Além da capital, a cidade de Sweida, localizada no oeste da Síria e com maioria drusa, também foi alvo dos bombardeios. Desde segunda-feira 14, soldados sírios ocupam a região para tentar conter confrontos que envolvem drusos e beduínos armados. Embora um cessar-fogo tenha sido firmado entre essas facções, os embates entre militares sírios e grupos drusos persistiram.
A agência local Sweida24 relatou que Sweida e localidades próximas sofreram ataques de artilharia e morteiros no início do dia. Em nota, o Ministério da Defesa da Síria, via agência estatal Sana, atribuiu a quebra da trégua a grupos considerados fora da lei em Sweida e recomendou que os moradores permanecessem em suas casas. Essa ofensiva marca o primeiro ataque israelense contra Damasco desde março, quando uma operação anterior mirou o centro da Jihad Islâmica na cidade.