Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Israel mantém ofensiva em Gaza, mesmo após apelo de Trump

Apesar do pedido de Donald Trump por cessar-fogo, Israel segue atacando a Cidade de Gaza e alerta civis sobre risco extremo

Detalhes da destruição em gaza

Detalhes da destruição em gaza –

O exército de Israel afirmou, neste sábado (4), que continua sua ofensiva na Cidade de Gaza, contrariando os apelos do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por um cessar-fogo imediato na região. A ação também vai de encontro à fala do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, que havia anunciado, na véspera, o início da primeira fase do plano de paz proposto por Washington.

O porta-voz das Forças de Defesa de Israel (IDF), coronel Avichay Adraee, disse que as tropas seguem operando na área e advertiu a população sobre o perigo de retornar à cidade.

“Para sua segurança, evite retornar para o norte ou se aproximar de áreas de atividade das tropas da IDF em qualquer lugar — inclusive no sul da Faixa de Gaza”, afirmou.

Segundo o porta-voz, a prioridade do governo é garantir a segurança dos soldados israelenses. “Todas as capacidades da IDF serão alocadas ao Comando Sul para garantir a proteção das tropas”, destacou.

Na mesma linha, o comando militar israelense informou que uma “avaliação especial” foi convocada neste sábado para discutir a implementação do “plano de paz” norte-americano, que prevê a libertação de reféns mantidos pelo Hamas desde o ataque de 7 de outubro de 2023.

Nessa sexta-feira (3/10), o Hamas declarou estar pronto para iniciar negociações “imediatamente” e aceitou dois termos — de 20 — da proposta. O plano elaborado pelos EUA prevê que o grupo não participe de um futuro governo na Faixa de Gaza, mas que seus membros possam ser anistiados, desde que entreguem as armas e aceitem conviver pacificamente com Israel.

Confira a matéria completa no Metrópoles.


Compartilhe:

Veja também: