Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Itaipu e UEPG recebem 50 municípios selecionados no Mais Engenharia

Solenidade será no Centro de Recepção dos Visitantes (CRV) e reunirão prefeitos e autoridades da Itaipu, do Crea-PR e da UEPG

Encontro acontece no Centro de Recepção dos Visitantes, em Foz do Iguaçu

Encontro acontece no Centro de Recepção dos Visitantes, em Foz do Iguaçu –

A Itaipu recebe, às 9h desta quinta-feira (14) no Centro de Recepção dos Visitantes (CRV), os 50 municípios selecionados pelo Programa Mais Engenharia, uma iniciativa da Binacional em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PR) e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Os diretores Enio Verri (geral-brasileiro) e Iggor Rocha (administrativo), além de autoridades do Crea-PR e UEPG e os prefeitos dos municípios contemplados participam da solenidade.

No total, 167 municípios paranaenses, ou 41,85% das cidades do estado, participaram da seleção. O objetivo do programa é ajudar pequenos municípios do Paraná, especialmente aqueles de menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), na elaboração de projetos de infraestrutura, para que possam participar de editais públicos e captar recursos.

Para isso, o Programa vai capacitar profissionais dos municípios. Serão fornecidas 50 bolsas de especialização em Gestão Pública em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável a engenheiros e engenheiras, além de outras 50 bolsas para estagiários(as). Metade das bolsas serão destinadas a profissionais mulheres.

As aulas do curso de especialização serão ministradas pela UEPG e devem começar em 1º de outubro. Serão 480 horas, ao longo de 24 meses, com a participação de 16 professores, um por disciplina, além de 50 orientadores dos trabalhos de conclusão de curso. As inscrições por parte dos engenheiros dos municípios selecionados já estão abertas no site do Crea-PR https://www2.uepg.br/cps/mais-engenharia/. O período de inscrição vai até o dia 19 de agosto.

A contrapartida dos bolsistas é dedicar 30 horas semanais a atividades das prefeituras participantes do programa. Cada aluno deve criar quatro projetos que terão os direitos autorais cedidos ao Crea-PR, para aplicar em qualquer município do Estado.

O Programa Mais Engenharia atende um dos pilares da Itaipu Binacional, de investimento na inovação, e faz parte das ações do Programa Itaipu Mais que Energia, voltado para o desenvolvimento sustentável dos 399 municípios do Paraná e 35 do sul do Mato Grosso do Sul.

OUTROS EDITAIS – Além de oficializar os municípios contemplados, a cerimônia também será uma oportunidade de capacitação. A equipe da ENBPar apresentará editais que já foram abertos e prorrogados, como o “Procel Reluz”, uma chamada pública de âmbito nacional, voltada para a substituição de luminárias de Iluminação pública com tecnologia convencional por luminárias com tecnologia LED, e “Procel Energia Zero”, outra chamada pública que irá selecionar propostas de projetos de retrofit para conversão de prédios públicos.

Das Assessorias. 


Compartilhe:

Veja também: