O Ministério das Relações Exteriores chamou Gabriel Escobar, encarregado de Negócios da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, para prestar esclarecimentos sobre uma manifestação oficial da representação norte-americana em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Oeste confirmou a informação com interlocutores do Planalto.
Gabriel Escobar representa oficialmente a diplomacia norte-americana no país desde que os Estados Unidos ainda não nomearam um novo embaixador no governo Trump.
A nota publicada pela embaixada reproduz uma declaração do ex-presidente Donald Trump e afirma que Bolsonaro virou alvo de perseguição política. Esse posicionamento gerou desconforto no governo brasileiro.
Bolsonaro responde a processo no Supremo Tribunal Federal, acusado de chefiar uma organização criminosa que planejou um suposto golpe de Estado. O Tribunal Superior Eleitoral tornou o ex-chefe do Executivo inelegível por abuso de poder político ao reunir embaixadores no Palácio da Alvorada durante seu mandato.
Confira a nota da embaixada
“Jair Bolsonaro e sua família têm sido fortes parceiros dos Estados Unidos. A perseguição política contra ele, sua família e seus apoiadores é vergonhosa e desrespeita as tradições democráticas do Brasil. Reforçamos a declaração do presidente Trump. Estamos acompanhando de perto a situação. Não comentamos sobre as próximas ações do Departamento de Estado em relação a casos específicos.”