À frente da Prefeitura do Recife desde 2021, João Campos (PSB) desponta como favorito na disputa pelo cargo de governador de Pernambuco. Em duas simulações divulgadas na tarde desta terça-feira, 12, pelo instituto Paraná Pesquisas, ele aparece com mais da metade das intenções de votos.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
No primeiro cenário, o socialista tem 57% da preferência dos eleitores pernambucanos. A atual governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), aparece com 24%. Ex-ministro do Turismo, Gilson Machado (PL) registra 6,2% das intenções. O vereador recifense Eduardo Moura (Novo) surge em quarto, com 3%. A parcela de branco/nulo/nenhum é de 6,2% do total de entrevistados, enquanto 3,6% não souberam ou não quiseram responder.
Campos contabiliza 56,5% das intenções de voto na segunda simulação. Lyra permanece na vice-liderança, com 24,2%. O ex-deputado federal e atual presidente do diretório do Partido Liberal em Pernambuco, Anderson Ferreira, aparece no lugar de Machado nessa configuração, com 5,8%. Moura detém 3,2%. Já 6,5% formam o bloco de branco/nulo/nenhum. Além disso, 3,8% não souberam ou não quiseram participar do levantamento.
Levantamentos para o Senado


Nesta terça-feira, o Paraná Pesquisas também divulgou duas simulações para a corrida para o Senado Federal por Pernambuco. Em ambas as hipóteses, o senador Humberto Costa (PT) aparece na primeira colocação.
Do total de entrevistados, 43,2% disseram que, se a eleição fosse hoje, votariam para renovar o mandato de Costa no Senado. Ex-deputado estadual e ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (União Brasil) aparece com 36,7% das intenções. Machado fica em terceiro, com 28,4%. A quarta colocação é do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), com 20,5%. A parcela de branco/nenhum/nulo é de 18,5%, além dos 5,8% que não souberam/não opinaram.
Leia mais:
O petista tem os mesmos 43,2% no segundo cenário. Os outros três políticos mencionados pelo instituto de pesquisas foram o deputado federal Eduardo da Fonte (PP), Machado e Costa Filho. Eles têm, conforme o levantamento, 32%, 28,6% e 20,3%, respectivamente. Aqueles que disseram branco/nulo/nenhum foram 18,1%. Fora isso, 6,5% não souberam responder ou não quiseram colaborar com os entrevistadores.
Para mapear as intenções de votos para o governo pernambucano e para o Senado pelo Estado nordestino, a equipe do Paraná Pesquisas entrevistou 1.510 eleitores em potencial. As entrevistas se deram em 62 municípios de Pernambuco e ocorreram de 1º a 5 de agosto. Com grau de confiança de 95%, a margem de erro do levantamento é de 2,6 pontos porcentuais, para mais ou para menos, nos resultados gerais.
Quem é João Campos?


Filho mais velho do ex-governador Eduardo Campos, João Campos, de 31 anos, está sem seu segundo mandato como prefeito recifense. Para disputar o governo estadual em 2026, ele precisará deixar a Prefeitura do Recife até o fim de março do ano que vem.
Antes de assumir o principal cargo do Poder Executivo da capital pernambucana, o político do PSB cumpriu meio mandato de deputado federal. Assim, atuou na Câmara de fevereiro de 2019 até 31 de dezembro de 2020.
Apesar de prefeito reeleito em 2024 e na liderança do Paraná Pesquisas na disputa pelo governo de Pernambuco, João Campos coleciona polêmicas. Em junho deste ano, a prefeitura comandada por ele repassou R$ 20 milhões para uma empresa que estava impedida de firmar contratos públicos. Três meses antes, em março, ele havia autorizada compra de livros, em que cada exemplar saiu por cerca de R$ 1,6 mil.


Leia também: “O Brasil diz não ao PT”, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 238 da Revista Oeste