João Fonseca fez bonito em sua estreia na Laver Cup. Talvez a grande novidade da competição, o brasileiro venceu o italiano Flavio Cobolli por 2 sets a 0 (parciais de 6/4 e 6/3), em duelo realizado nesta sexta-feira (19), no Chase Center, em São Francisco, Califórnia, nos Estados Unidos.
Primeiro tenista do Brasil a participar do torneio, Fonseca garantiu um ponto ao Time Mundo, dirigido pela lenda Andre Agassi. O norte-americano, por sinal, arrancou risos durante a partida ao tentar pronunciar o nome do carioca de 19 anos em certo momento da partida.
O Time Europa lidera o torneio por 2 a 1, graças às vitórias do dinamarquês Casper Ruud e do tcheco Jakub Mensik contra os americanos Reilly Opelka e Alex Michelsen, respectivamente. A disputa segue no sábado (20) e no domingo (21), com partidas de simples e duplas.
A tendência é que João Fonseca volte às quadras, seja na disputa de simples ou em duplas, mas ainda não há programação e nem adversários definidos.
O jogo
No primeiro set, João Fonseca começou impondo seu ritmo e forçando o saque, mas Cobolli manteve-se concentrado e chegou a abrir 4 a 2. O brasileiro então apertou o ritmo e, com aces seguidos, reagiu a ponto de virar a partida e fechar o set em 6/4 em 48 minutos.
Fonseca manteve o embalo no início do segundo set. Mais confiante, o carioca alternou golpes, ditou o ritmo do confronto e abriu 3 a 1 contra o italiano, que demonstrou dificuldades para acompanhar os golpes do adversário. Até que João emplacou um ace na reta final e fechou o set em 6/3 para delírio de Andre Agassi.
Vale lembrar que os tenistas já haviam se enfrentado na temporada. João Fonseca tinha sido derrotado por Flavio Cobolli em junho, pelo ATP de Halle, na Alemanha. Na ocasião, partida foi disputada na grama, e o italiano levou a melhor por 2 sets a 1 (parciais de 5/7, 7/6 e 7/6).
0:28
Cena hilária na Laver Cup! João Fonseca solta pancada para fora e quase acerta Andre Agassi, capitão do seu time
João Fonseca e Flavio Cobolli se enfrentam na Laver Cup
Como funciona a Laver Cup?
Criada por Roger Federer, enquanto ainda era atleta, a Laver Cup está em sua oitava edição. É um torneio simples e rápido, que coloca uma seleção de europeus contra uma tenistas de outras partes do mundo. São apenas 12 partidas, que acontecerão até domingo, com nove jogos de simples e três de duplas.
Cada partida na sexta-feira soma um ponto para o time vencedor. No sábado (20), cada vitória dá dois pontos. No domingo (21), último dia, cada vitória acrescenta três pontos. O conceito é fácil: a seleção que somar mais pontos será consagrada campeã.
Cada um dos dias terá três partidas de simples e uma de duplas. Para ficar com o título, é necessário atingir 13 pontos. Se houver empate após 12 jogos, haverá uma final de duplas.
Conheça as equipes da Laver Cup:
Time Europa
-
Carlos Alcaraz (ESP)
-
Alexander Zverev (ALE)
-
Holger Rune (DEN)
-
Casper Ruud (NOR)
-
Jakub Mensik (CZE)
-
Flavio Cobolli (ITA)
Time Mundo