Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

João Fonseca despacha Fokina por 2 sets a 0, supera marca até de Federer e conquista o ATP 500 da Basileia

Com apenas 19 anos, João Fonseca segue fazendo história no tênis. Neste domingo (26), na Suíça, o tenista brasileiro derrotou o espanhol número 18 do mundo Alejandro Davidovich Fokina por 2 sets a 0 e, com parciais de 6/3 e 6/4 , e conquistou o ATP 500 da Basileia, em final que teve transmissão no Disney+.

Este foi o segundo título do brasileiro no circuito profissional da ATP. Em fevereiro de 2025, Fonseca foi campeão em Buenos Aires, na Argentina. O tenista também soma conquistas importantes no juvenil, incluindo o US Open (2023) e o Next Generation (2024).

Fonseca também foi o primeiro brasileiro a chegar a uma final de ATP 500, desde a reformulação do circuito, e o quarto mais jovem a disputar a decisão na Basileia, terra natal de ninguém menos que Roger Federer, decacampeão por lá entre 2006 e 2019.

Inclusive, o brasileiro superou marca do suíço no torneio, sendo campeão aos 19 anos e 2 meses, enquanto Federer, que chegou à sua primeira final com a mesma idade, mas só foi vencer na Basileia com 25 anos.

Para conquistar o título, o brasileiro também venceu Giovanni Perricard, Mesik (W.O), Shapovalov e Munar, antes de consumar a conquista diante de Fokina, que venceu pela segunda vez só neste ano, após o Masters 1000 de Cincinnati, nos Estados Unidos.

A final

João Fonseca começou a decisão a mil por hora e abriu rapidamente vantagem por 3 a 0. O brasileiro quebrou o serviço do espanhol sem deixá-lo ganhar um ponto sequer. Fokina até devolveu a quebra e chegou a encostar, mas voltou a ser quebrado, e Fonseca fechou o primeiro set em 6/3.

E o segundo set começou da melhor maneira possível. Fonseca abriu 40 a 0, viu Fokina encostar, mas confirmou a quebra e largou na frente com um 2 a 0. Assim como no primeiro set, Fokina encostou novamente no placar, mas João caprichou no serviço e contou com uma sequência de aces para seguir em vantagem.

O brasileiro chegou a ter um match point no nono game, quando quase quebrou de novo o espanhol, mas viu Fokina confirmar o saque. Fonseca fechou o jogo então por 6/4.

Compartilhe:

Veja também: