Aos 18 anos, João Fonseca alcançou uma marca inédita ao figurar entre os 50 melhores tenistas do mundo, segundo atualização do ranking da ATP divulgada nesta segunda-feira, 14. No histórico do tênis nacional, ele é o 12º homem a chegar ao seleto grupo desde o início da Era Aberta, em 1968.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
O carioca passou a ocupar a posição de número 48 e é o atleta mais jovem do top 50. Fonseca somou 1.116 pontos e superou Gustavo Kuerten, que entrou nesse mesmo grupo com 20 anos, em 1997, para então se tornar o brasileiro mais jovem a atingir esse feito.
Durante Wimbledon, João saiu do 54º lugar e, depois de conquistar duas vitórias e somar 100 pontos, avançou seis posições. Tornou-se, ainda, o tenista mais novo a alcançar a terceira rodada do Grand Slam inglês desde 2011. Nessa fase, ele foi eliminado pelo chileno Nicolás Jarry.
Considerando apenas a temporada de 2025, Fonseca figura em 33º lugar na corrida pelo ATP Finals, torneio que reunirá os oito melhores do ano em Turim, na Itália, marcado para novembro. Seu próximo desafio será o Masters 1000 de Toronto, no Canadá, a partir do dia 27 deste mês.
Próximos Grand Slams de João Fonseca e legado do Brasil


Na sequência, Fonseca competirá no Masters 1000 de Cincinatti e, depois, disputará o US Open, último Grand Slam do ano. Depois de Nova York, o atleta participará de duas competições por equipes: defenderá o Brasil contra a Grécia na Copa Davis, em setembro, e depois atuará na Laver Cup.
Leia também: “Nova York em alerta”, reportagem de Eugenio Goussinsky publicada na Edição 277 da Revista Oeste
Entre os brasileiros que já integraram o top 50 da ATP estão Gustavo Kuerten, Thomaz Bellucci, Thomaz Koch, Fernando Meligeni, Luiz Mattar, Marcos Hocevar, Jaime Oncins, Carlos Kirmayr, Flávio Saretta, Cássio Motta, Ricardo Mello e agora, João Fonseca. O único a atingir o topo do mundo foi Guga.