João Fonseca encerrou o seu ano competitivo mais cedo do que o previsto por causa de uma lombalgia, mas nem por isso 2025 deixa de ser histórico. Se a projeção se confirmar, o carioca de 19 anos vai fechar sua primeira temporada completa no circuito ATP na 24ª posição do ranking.
Mais do que ser a melhor posição de um tenista brasileiro nos últimos anos, a marca supera os anos de estreia de grandes lendas do tênis mundial, como Roger Federer, Rafael Nadal, Carlos Alcaraz e Jannik Sinner.
Nas ocasiões, todos eles tinham posições no ranking piores que João. Federer, em 2000, então aos 19 anos, era o 29º do mundo, três posições à frente de Alcaraz em 2021, quando tinha 18 anos. Um ano antes, Sinner era o 37º do mundo.
Já Nadal, em 2004, aos 18 anos, estava bem atrás, na 51ª posição do ranking.
O único dos gigantes com marca superior nesse recorte é Novak Djokovic, que terminou sua primeira temporada completa em 16º, também aos 19 anos.
Mesmo sem disputar mais partidas oficiais em 2025, Fonseca ainda volta às quadras neste ano: 8 de dezembro, em Miami (EUA), para um jogo de exibição contra Carlos Alcaraz.
								

