Semifinalista de um ATP 500 pela primeira vez, o brasileiro João Fonseca, de apenas 19 anos, vai encarar na próxima fase o espanhol Jaume Munar, que avançou após desistência de Feliz Auger-Aliassime. O duelo entre Fonseca e Munar, neste sábado (25), terá transmissão ao vivo do Disney+.
Para chegar até a semifinal do ATP 500 da Basileia, na Suíça, João reagiu e buscou virada contra o canadense Denis Shapovalov, avançando após desistência quando o brasileiro vencia por 4 a 1 no terceiro set.
Não houve qualquer motivo aparente para o abandono de Shapovalov, que se mostrava irritado em quadra. O canadense chegou a reclamar do brasileiro por supostamente não conseguir ter a agilidade que gostaria entre primeiro e segundo saques, mas seguiu jogando, até desistir quando João abriu 4 a 1 e caminhava para vencer por 2 sets a 1.
A Federação de Tênis do Canadá emitiu nota dizendo que Shapovalov abandonou “por lesão”.
Quem é Jaume Munar
Jaume Munar, que também chega à semi após o seu adversário desistir da partida, venceu o primeiro set por 6/3 e então avançou com o abandono por aparente lesão, que ainda não foi detalhada por Aliassime, que assim como Shapovalov é canadense.
Antes de avançar para pegar Fonseca na semifinal, Munar vinha de uma grande vitória contra Ben Shelton, cabeça de chave 2 e atual número 6 do mundo.
O adversário espanhol de João na semifinal ocupa o 42º lugar no ranking da ATP e tem 28 anos. Na carreira, obteve 117 vitórias e 157 derrotas. Em setembro deste ano, chegou à sua melhor posição, sendo 37º do mundo.
Munar treina na academia de Rafael Nadal em Mallorca, na Espanha, e torce para o Barcelona no futebol.
Será o primeiro duelo no circuito profissional entre Fonseca e o espanhol, que chega à uma semifinal de ATP 500 pela segunda vez.
O caminho de João Fonseca até a semifinal
Na estreia, o tenista carioca venceu o francês Giovanni Mpetshi Perricard, atual campeão na Basileia, por 2 sets a 0. Já nas oitavas de final, Fonseca superou Jakub Mensik por WO após o tcheco desistir da partida por conta de uma lesão no pé esquerdo.
Contra Shapovalov, nas quartas, João saiu perdendo no primeiro set, por 6/3, mas cresceu no jogo, venceu o segundo também por 6/3 e fazia 4 a 1 no derradeiro set até a desistência do canadense, que garantiu ao brasileiro sua vaga no duelo contra Jaume Munar.


