A ginasta norte-americana se pronunciou pela primeira vez sobre o caso e falou que tem recebido ataques racistas nas redes sociais
A ginasta Jordan Chiles, que está no centro de uma polêmica envolvendo a medalha de bronze do solo na ginástica artística nas Olimpíadas de Paris. A atleta perdeu o terceiro lugar após uma revisão das notas feita a pedido da Romênia.
O recurso dos Estados Unidos para que as notas não fossem alteradas foi negado e a atleta falou sobre o caso pela primeira vez. Chiles agradeceu pelo carinho que vem recebendo, mas classificou o indeferimento do recurso como uma decisão injusta.
+++LEIA MAIS: EUA afirmam que têm provas de que recurso que aumentou nota de Jordan Chiles foi feito a tempo
“Enquanto comemorava minhas realizações olímpicas, ouvi a notícia devastadora de que minha medalha de bronze havia sido retirada. Eu tinha confiança no recurso trazido pela USAG, que deu evidências conclusivas de que minha pontuação seguia todas as regras. Este recurso não teve sucesso,” declarou a ginasta.
Ela continuou: “Não tenho palavras. Essa decisão parece injusta e vem como um golpe significativo, não apenas para mim, mas para todos que defenderam minha jornada. Para adicionar ao desgosto, os ataques racialmente não expulsos nas redes sociais são errados e extremamente dolorosos. Despejei meu coração e alma neste esporte e estou tão orgulhosa de representar minha cultura e país.”
+++LEIA MAIS: Comitê Olímpico dos EUA recorre da decisão de retirar medalha de Jordan Chiles
Eu nunca vou vacilar os meus valores de competir com integridade, excelência, defender os valores do espírito esportivo e as regras que ditam a justiça. Tenho orgulho de torcer por todas, independentemente da equipe ou do país. Encontrar alegria novamente tem sido uma mudança de cultura e adoro ver os outros abraçá-la. Sinto que dei a todos permissão para serem autênticos em quem eles são.
“Agora estou confrontando com um dos momentos mais desafiadores da minha carreira. Acredite em mim quando que tive muitos. Abordarei esse desafio como tenho outros — e farei todos os esforços para garantir que a justiça seja feita. Acredito que, no final desta jornada, as pessoas no controle farão a coisa certa,” finalizou.