A final da CONMEBOL Libertadores entre Palmeiras e Flamengo, que será disputada no próximo dia 29, já está repercutindo e mexendo com o mundo do futebol. O jornal As, da Espanha, destacou o confronto e se “assustou” com mais uma decisão envolvendo times brasileiros. A manchete foi direta: “Brasil é o ogro que está chegando”.
A reportagem cita que equipes locais novamente farão uma final — a quinta nas últimas seis edições. “O grande poder econômico dos times brasileiros em relação aos outros países se vê refletido no domínio na Libertadores”, escreveu.
“Brasil está vivendo duas caras no mundo do futebol. Por um lado, uma seleção que não termina de convencer a menos de oito meses para o início da Copa do Mundo. Por outro, os clubes brasileiros são os rivais a serem batidos no continente sul-americana”, publicou.
A sequência de decisões entre brasileiros começou em 2020, quando o Palmeiras levou a melhor sobre o Santos. No ano seguinte, em 2021, o Verdão encarou o Flamengo e venceu. Em 2022, foi a vez de o Rubro-Negro levar a taça sobre o Athletico-PR. Em 2024, o Botafogo foi campeão contra o Atlético-MG. No recorte, somente o título do Fluminense, em 2023, não foi contra um rival local — o Tricolor superou o Boca Juniors, da Argentina.
“Realizam contratações gigantes como foram as de Neymar, Memphis, Saúl, Coutinho, entre outros, que superar qualquer outra equipe. Só há de ver que cinco das últimas seis finais foram entre brasileiros, e há de se contar a que será disputada no dia 29”, destacou o As.
O Palmeiras se classificou à final após superar a LDU. O time perdeu o jogo de ida por 3 a 0, no Equador, mas venceu na volta, em casa, por 4 a 0. O Flamengo conseguiu a vaga contra o Racing. Na ida, no Maracanã, ganhou por 1 a 0, e na volta, na Argentina, empatou por 0 a 0.


