O jornal espanhol As fez uma lista com 17 jogadores que já foram chamados de “novo Messi” em algum momento da carreira, pela expectativa que criavam nos torcedores.A publicação destacou um brasileiro: o meia-atacante Luan, que brilhou pelo Grêmio há quase uma década.
“Apelidado de ‘Luanel Messi’. O jogador nascido em São José do Rio Preto, município brasileiro no estado de São Paulo, fez toda sua carreira no país de origem. Atualmente se encontra sem equipe, depois de jogar pelo Vitória”, destacou o jornal.
Luan chegou ao Grêmio ainda na base, e subiu ao profissional em 2014.
Ele começou se destacou no Brasileirão de 2015. Nos anos seguintes, foi campeão da Copa do Brasil, em 2016, e da CONMEBOL Libertadores, em 2017, quando foi eleito o Rei da América — prêmio de melhor jogador do continente.
O jogador também conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, mas caiu de rendimento ao longo do tempo.
Foi vendido ao Corinthians, onde não brilhou, e também passou por Santos, Vitória, além de um retorno ao Grêmio. Aos 32 anos, não joga profissionalmente desde 2024.
Outros nomes
Nos outros 16 atletas lembrados pelo Marca, há o mexicano Giovani dos Santos, filho do brasileiro e ex-jogador Zizinho. Ele chegou a atuar pelo Barcelona e disputar Copa do Mundo pelo México, além de ganhar o ouro nas Olimpíadas de 2012.
Veja os atletas citados pelo As:
-
Lee Seung-woo
-
Gai Assulin
-
Jean Marie Dongou
-
Giovani dos Santos
-
Luka Romero
-
Diego Lainez
-
Erik Lamela
-
Diego Buonanotte
-
Juan Iturbe
-
Luan Vieira
-
Alen Halilović
-
Marko Marin
-
Bojan Krkic
-
Takefusa Kubo
-
Sotiris Ninis
-
Munir El Haddadi
-
Claudio Echeverri