Segundo a polícia, investigação iniciou após postagens feitas pelo suspeito de 21 anos na internet. g1 tenta identificar defesa dele

(Foto: Polícia Civil)
Um jovem de 21 anos foi preso nesta quinta-feira (8) em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, pelos crimes de apologia ao nazismo e posse irregular de munição. As informações são do delegado Derick Moura Jorge, responsável pelo caso.
Segundo ele, além de fazer postagens com símbolos nazistas, o jovem também exaltava autores de atentados terroristas internacionais, mencionava possuir armas de fogo e “indicava claramente estar em fase avançada de planejamento de um ataque em massa”.
“Os investigadores identificaram que o suspeito havia adquirido equipamentos semelhantes aos utilizados pelo terrorista da Nova Zelândia, incluindo uma câmera GoPro que seria utilizada para transmissão do ataque ao vivo. […] Além disso, o autor das publicações indicava que já teria adquirido os materiais necessários para a prática do seu ato, estando apenas no aguardo da data ideal”, afirma o delegado.
O jovem foi detido em flagrante após o cumprimento de mandados de busca e apreensão no Bairro Uvaranas.
De acordo com o delegado, entre os itens apreendidos estão itens relacionados a ideologias nazistas, incluindo bandeiras e desenhos e material fotográfico com imagens de Adolf Hitler, facas, coletes à prova de balas, munições, duas armas de airsoft e equipamentos eletrônicos diversos.
“O material apreendido evidencia a explícita promoção de ideologia nazista e culto a figuras como Adolf Hitler, além de admiração por autores de atentados em massa, configurando grave violação à legislação brasileira que criminaliza a divulgação do nazismo”, destaca o responsável pelas investigações.
O nome do jovem não foi revelado. O g1 tenta identificar a defesa dele.
Fonte: g1