Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Juristas dos EUA criticam avanço da censura no Brasil

A Aliança em Defesa da Liberdade (ADF International), entidade de atuação jurídica dos EUA presente em 112 países, manifestou-se contra a censura e em apoio à liberdade de expressão no Brasil nesta sexta-feira, 1º. “Tentativas de silenciar e censurar brasileiros não devem ter permissão para permanecer”, escreveu a organização em seu perfil no X. 

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Não houve menção direta ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes nas publicações. Entretanto, a ADF fez uma série de postagens nas quais pede o fim da censura no Brasil. Em uma delas, a instituição lembra que faz quase um ano que o X foi banido no país “por uma decisão judicial draconiana”.

“Repetidamente, no Brasil, temos visto o silenciamento de vozes políticas, cidadãos, jornalistas ou qualquer pessoa que apresente pontos de vista diferentes dos que estão no poder”, escreveu a entidade. “Precisamos continuar resistindo a essa censura.”

+ Leia também: “O tirano do Brasil“, reportagem de Cristyan Costa e Silvio Navarro publicada na Edição 280 da Revista Oeste

Fundada nos anos 1990, a ADF International é um dos grupos de atuação judicial mais influentes dos EUA, com mais de 50 vitórias em processos na Suprema Corte. A juíza Amy Coney Barrett, nomeada no primeiro mandato do presidente Donald Trump, já fez cinco palestras em um programa de treinamento da entidade.

ADF critica passividade da Comissão Inter-Americana contra censura

A ADF International também critica a passividade da Comissão Inter-Americana ante a censura no Brasil. A entidade representa o senador Eduardo Girão e os deputados Marcel Van Hattem (Novo-RS), Adriana Ventura, Gilson Marques (Novo-RS) e Ricardo Salles ante a organização.  

“Todo brasileiro tem o direito de falar livremente sem o medo de censura”, escreveu a entidade, em legenda para uma entrevista com Van Hattem. 


Compartilhe:

Veja também: