fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Justiça de SP inicia julgamento do empresário Paulo Cupertino

A Justiça de São Paulo iniciou na tarde desta quinta-feira, 10, o júri popular de Paulo Cupertino Matias. Conforme acusação, o empresário matou o ator Rafael Henrique Miguel e os pais dele em 9 de junho de 2019, na Zona Sul de São Paulo. Matias disparou 13 tiros

Na época do crime, Rafael Miguel tinha 22 anos. O pai dele, João Alcisio Miguel, 52, e a mãe, Miriam Selma Miguel, 50. Conforme investigação, Cupertino matou as vítimas por rejeitar o namoro da filha Isabela Tibcherani com o artista da novela Chiquititas, do SBT. 

+ Leia mais notícias de Brasil na Oeste

Na ocasião da tragédia, Isabela tinha 18 anos. Ela e a mãe presenciaram o crime, mas não foram alvo do assassino e nem atingidas pelos disparos de arma de fogo.

O Ministério Público acusa Cupertino por triplo homicídio duplamente qualificado, por motivo fútil e recurso que impossibilitou a defesa das vítimas. 

Na fotomontagem estão, no alto, da esquerda para a direita: Eduardo José Machado, Paulo Cupertino Matias e Wanderley Antunes Ribeiro Senhora. Eduardo e Wanderley também são réus por suposta ajuda a Cupertino, que matou, em junho de 2019, matou Rafael Henrique Miguel e os pais dele, João Alcisio Miguel e Miriam Selma Silva Miguel | Foto: Reprodução/TV Globo/Arquivo pessoalNa fotomontagem estão, no alto, da esquerda para a direita: Eduardo José Machado, Paulo Cupertino Matias e Wanderley Antunes Ribeiro Senhora. Eduardo e Wanderley também são réus por suposta ajuda a Cupertino, que matou, em junho de 2019, matou Rafael Henrique Miguel e os pais dele, João Alcisio Miguel e Miriam Selma Silva Miguel | Foto: Reprodução/TV Globo/Arquivo pessoal
Na fotomontagem estão, no alto, da esquerda para a direita: Eduardo José Machado, Paulo Cupertino Matias e Wanderley Antunes Ribeiro Senhora. Eduardo e Wanderley também são réus por suposta ajuda a Cupertino que, em junho de 2019, matou Rafael Henrique Miguel e os pais dele, João Alcisio Miguel e Miriam Selma Silva Miguel | Foto: Reprodução/TV Globo/Arquivo pessoal

Cupertino escondeu-se por 3 anos

Depois do crime, o empresário fugiu. A Polícia Civil o encontrou no dia 16 de maio de 2022, na capital paulista. Nos quase 3 anos em que se escondeu das autoridades, Cupertino viajou para outros Estados e países. 

Dois amigos dele, que supostamente o ajudaram na fuga e no período de desaparecimento, respondem ao processo em liberdade. Um dos amigos é Eduardo José Machado, o “Eduardo da Pizzaria”, de 45 anos, e dono de uma pizzaria na Zona Sul de São Paulo.

Paulo CupertinoPaulo Cupertino
O empresário Paulo Cupertino: preso pela Polícia Civil em maio de 2022, depois de 3 anos de fuga com a suposta ajuda de amigos | Foto: Reprodução/Polícia Civil)

O outro é Wanderley Antunes Ribeiro Senhora, de 59 anos, que morava em Sorocaba, no interior paulista, e também participou na operação que permitiu a Cupertino escapar da prisão em flagrante e da captura ainda nos dias subsequentes ao crime.

O julgamento dos três réus foi marcado para o Fórum Criminal da Barra Funda, Zona Oeste da capital. O processo deve durar até sexta-feira, 11, quando o juiz Ricardo Augusto Ramos, da 1ª Vara, pretende anunciar a sentença.

Sete jurados (seis mulheres e um homem) votarão pela culpa ou inocência. A Justiça convocou para participar do júri mais de 20 testemunhas, entre acusação e defesa. Entre elas estão Isabela e sua mãe, Vanessa Camargo.

Veja também:

Compartilhe:

Veja também: