Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Justiça manda suspender redes sociais de Hytalo Santos

O Tribunal de Justiça da Paraíba determinou, em decisão liminar, a suspensão de todos os perfis de redes sociais do influenciador Hytalo Santos. A decisão também ordena o afastamento imediato dos adolescentes que vivem com o influencer e proíbe qualquer contato com menores de idade. A medida atendeu a um pedido do Ministério Público da Paraíba, apresentado pela promotora Ana Maria França na segunda-feira 11. A defesa ainda pode recorrer.

Além das restrições pessoais, a Justiça acatou uma recomendação conjunta do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Trabalho e da Polícia Civil para suspender uma das empresas de Hytalo Santos, que atua com rifas e sorteios. O caso foi encaminhado à Loteria do Estado da Paraíba (Lotep), sob a alegação de que a atividade utilizava, de forma irregular, imagens de menores de 18 anos.

A nova denúncia contra Hytalo Santos

Na semana passada, o influenciador Felipe Bressanim Pereira, mais conhecido como Felca, publicou um vídeo de cerca de 50 minutos intitulado “Adultização”. O material denunciava a exploração e a sexualização de menores em conteúdo digital, incluindo acusações contra Hytalo Santos, e detalhava como algoritmos de plataformas poderiam amplificar esse tipo de material.

YouTube videoYouTube video

O vídeo acumulou dezenas de milhões de visualizações em poucos dias. A repercussão provocou reações imediatas de figuras públicas e autoridades. O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), prometeu acelerar a tramitação de projetos voltados “à proteção” de menores na internet.

Personalidades de diferentes campos políticos, como o youtuber Felipe Neto e a ministra Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais), se manifestaram sobre o caso. Todos defenderam a “regulamentação” das redes sociais como uma solução para o problema da exploração infantil e a veiculação desse conteúdo na internet.

Em meio à pressão, o Instagram desativou a conta de Hytalo Santos, que tinha mais de 17 milhões de seguidores. Felca relatou ter contratado seguranças e passado a utilizar carro blindado depois de receber ameaças.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

YouTube videoYouTube video

Compartilhe:

Veja também: