O Grupo Kalunga formalizou nesta quinta-feira, 24, um contrato de sublicenciamento de eventos esportivos com a ESPN, marca pertencente à Disney. A parceria objetiva lançar o canal X-Sports, que vai entrar em operação em agosto deste ano na TV aberta. Em São Paulo, a nova emissora estará no canal 32, anteriormente da MTV Brasil, que funcionou entre 1990 e 2013.
Embora a Disney reconheça o acordo, o negócio consiste apenas na venda de direitos de transmissão. Não há uma associação operacional entre as empresas. A ESPN cedeu, mediante pagamento, os direitos de exibição de competições esportivas. Ela não vai, contudo, participar da produção dos conteúdos, assim como não se envolverá no fornecimento de equipe técnica, narradores ou estrutura comercial do novo canal.
Kalunga coloca foco no futebol europeu
Entre os torneios com repasse de licença estão ao menos sete campeonatos europeus: Premier League (Inglaterra), LaLiga (Espanha), Série A (Itália), Liga Portugal, EFL Championship (2ª divisão inglesa), Copa do Rei (Espanha) e Copa da Alemanha. A prioridade de escolha das partidas seguirá com a ESPN, que promete exibir mais de mil jogos na temporada 2025/2026 em seus canais e no streaming via Disney+. O X-Sports exibirá partidas de menor relevância dessas competições.
Leia também: “Governo de Pernambuco gasta quase R$ 2 milhões em campanha com ex-BBB”
Além disso, de acordo com o jornal Folha de S.Paulo, o Grupo Kalunga negocia diretamente com a liga de futebol alemão (Bundesliga) os jogos do campeonato nacional. Esse conteúdo já está em TV aberta por meio da RedeTV! e da TV Cultura. A programação completa do canal terá divulgação oficial em agosto, em evento exclusivo na capital paulista. Henrique Meira, ex-executivo da ESPN e do BandSports, lidera o projeto.


O Grupo Kalunga comprou a frequência em 2014 e atualmente arrenda 22 horas diárias ao conteúdo religioso da Igreja Mundial do Poder de Deus. A aposta no X-Sports tem como referência o modelo do Esporte Interativo (2007–2020), que se destacou como o primeiro canal 100% esportivo da TV aberta brasileira. A marca foi adquirida pela Warner Bros Discovery em 2015 e se tornou a TNT Sports em 2020.
Essa não é a primeira incursão do grupo no setor. Em 2020, lançou a Loading, canal voltado ao público geek, que saiu do ar repentinamente menos de seis meses depois da sua estreia, apesar da boa audiência e aceitação comercial.
+ Leia mais notícias de Imprensa na Oeste