Neste sábado (15), a disputa pelo cinturão meio-médio (77 kg), entre Jack Della Maddalena e Islam Makhachev, na luta principal do UFC 322, promete estremecer o octógono montado no ‘Madison Square Garden’, em Nova York (EUA).
Mas este não é o único confronto entre atletas da categoria até 77 kg no card que deve atrair a atenção da comunidade do MMA. O ex-campeão Kamaru Usman, por exemplo, vai ficar de olho no duelo entre o brasileiro Carlos Prates e o inglês Leon Edwards.
Em entrevista ao podcast ‘Pound 4 Pound’, Kamaru Usman tratou de analisar o aspecto técnico do embate entre o striker paulista e o lutador britânico.
Na opinião do nigeriano, o momento vivido pelos dois rivais na carreira e as características de cada um dentro do octógono fazem de Prates o favorito para vencer Edwards.
“Leon tem tido problemas com grapplers de pressão. Com caras que vão andar para frente, caras que mudam de nível, te derrubam, te seguram no chão, e batem em você. Mas ele vai pegar um tipo diferente de striker. Um striker que ama lançar joelhadas, cotoveladas… Um striker que está ultra confiante. Um novo tipo de striker, um garoto que não tem medo”, analisou.
“Eu acho que essa luta favorece um cara como Carlos Prates, porque não apenas ele deixou para trás aquela derrota (para Ian Garry), que foi uma lição de aprendizado. Desde então, ele se recuperou contra Geoff Neal, com aquele nocaute tremendo. E agora vai encarar outro canhoto que não é primordialmente conhecido pelo seu poder ou pela sua agressão. Ele é mais um cara escorregadio. Acho que esse é um confronto melhor e mais favorável para Carlos Prates”, completou Kamaru.
Caso a previsão do ex-campeão se concretize e o atleta da ‘Fighting Nerds’ saia vencedor do duelo contra Leon Edwards no UFC 322, neste sábado, Carlos Prates e Kamaru Usman podem se tornar rivais diretos por uma disputa pelo cinturão meio-médio da organização.
Isso porque, com um triunfo sobre o inglês, o brasileiro de 32 anos, provavelmente, ascenderia ao top 5 da divisão e, consequentemente se tornaria um dos favoritos a um ‘title shot’.
Ao mesmo tempo, o nigeriano – tido por muitos como o maior nome da categoria em todos os tempos – também busca uma nova chance de lutar pela cinta.


