(Reprodução/Internet)
COM ASSESSORIAS – A Klabin, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Telêmaco Borba, realizou eventos voltados à prevenção das violências contra as mulheres. Com a participação de lideranças femininas da região, especialmente Telêmaco Borba, Ortigueira e Imbaú, durante dois dias de programação moradoras da região puderam assistir a palestras e interagir em workshops sobre o tema.
O evento contou com oficinas de comunicação não violenta e escuta ativa, e desafios e possibilidades pedagógicas nas ações de enfrentamento às violências. A proposta foi gerar sensibilização para o acolhimento de vítimas que sofreram algum tipo de abuso. No segundo dia, foi realizada uma roda de conversa, na Casa da Cultura em Telêmaco Borba, sobre direitos de mulheres e meninas, e como atuar frente às situações de violência, com a presença de diversas organizações de atenção ao tema. As participantes foram convidadas a compartilhar sobre dificuldades que já vivenciaram e desafios para o enfrentamento da violência.
De acordo com o boletim Elas Vivem: Liberdade de Ser e Viver, divulgado pela Rede de Observatórios de Segurança, a cada 24 horas, cerca de oito mulheres são vítimas de violência. A coordenadora de Responsabilidade Social e Relações com a Comunidade da Klabin, Priscila Basile, lembra que o acesso ao conhecimento é o principal caminho para mudar este cenário, destacando a importância da divulgação dos canais disponíveis para denúncia e o trabalho da rede de enfrentamento. “Provocar a reflexão e a troca de experiências é crucial para revertermos esses números. A informação é a mais poderosa ferramenta para educar e sensibilizar a sociedade”, afirma.
Para a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Telêmaco Borba, Bruna Javorski, o engajamento da iniciativa privada nesta pauta representa um reforço necessário para a garantia de
segurança às mulheres. “Quando a sociedade se vê como protagonista no enfrentamento às violências, tanto quanto o estado, conseguimos transformar realidades. A Klabin é uma parceira importantíssima para nós, que está presente e atuante em todas as nossas ações, além de promover formações, capacitações e o monitoramento dos serviços socioassistenciais.”