A organização da elite do Campeonato Espanhol (LaLiga) emitiu uma nota oficial, nesta terça-feira (21), informando que decidiu cancelar a partida entre Barcelona e Villarreal que seria realizado em Miami, nos Estados Unidos.
A ideia de realizar um jogo oficial distante da Europa sofreu com grande resistência dos times e atletas, principalmente por ser uma partida no meio da temporada europeia. As reclamações foram lideradas pela Associação Espanhola de Jogadores de Futebol (AFE), que chegou a alegar que o projeto não teve a consulta dos atletas. LaLiga lamentou o cancelamento do jogo.
Sediar uma partida oficial fora das nossas fronteiras teria sido um passo decisivo na expansão global da nossa competição, fortalecendo a presença internacional dos clubes, o posicionamento dos jogadores e a marca do futebol espanhol em um mercado estratégico como os Estados Unidos”, lamentou LaLiga.
Leia também


Leia a nota oficial de LaLiga:
“LaLiga relata que, após discussões com o promotor da Partida Oficial de LaLiga em Miami, este anunciou sua decisão de cancelar o evento devido à incerteza que envolveu a Espanha nas últimas semanas.
LaLiga lamenta profundamente que este projeto, que representou uma oportunidade histórica e incomparável para a internacionalização do futebol espanhol, não possa prosseguir. Sediar uma partida oficial fora das nossas fronteiras teria sido um passo decisivo na expansão global da nossa competição, fortalecendo a presença internacional dos clubes, o posicionamento dos jogadores e a marca do futebol espanhol em um mercado estratégico como os Estados Unidos.
O projeto cumpriu integralmente as normas federais e não afetou a integridade da competição, conforme confirmado pelas instituições competentes que fiscalizam sua execução, que se opuseram por outros motivos. Em um contexto de crescente competitividade global, em que ligas como a Premier League e competições como a Champions League continuam a aumentar seu alcance e capacidade de geração de receita, iniciativas como esta são essenciais para garantir a sustentabilidade e o crescimento do futebol espanhol.
Perder esse tipo de oportunidade dificulta a geração de novas receitas, limita a capacidade dos clubes de investir e competir e reduz o alcance internacional de todo o ecossistema do futebol espanhol.
Por fim, a LaLiga gostaria de agradecer aos clubes pela disposição e colaboração neste projeto, bem como pelo compromisso contínuo com o crescimento da competição. Continuaremos trabalhando, como sempre, para levar o futebol espanhol a todos os cantos do mundo, defendendo uma visão aberta, moderna e competitiva que beneficie clubes, jogadores e torcedores.”