O inglês Lando Norris conquistou neste domingo, 3, a vitória no Grande Prêmio da Hungria, garantindo à McLaren seu 200º triunfo na Fórmula 1. O britânico resistiu à pressão do australiano Oscar Piastri, também da McLaren, líder da temporada com 284 pontos, nas voltas finais.
+ Leia mais notícias de Fórmula 1 em Oeste
O também britânico George Russell, da Mercedes, completou o pódio depois de ultrapassar o monegasco Charles Leclerc, da Ferrari, no fim da prova.
O brasileiro Gabriel Bortoleto, da Sauber, também teve um desempenho de destaque. Ele terminou em sexto lugar, seu melhor resultado na principal categoria do automobilismo e o mais expressivo de um piloto do Brasil desde Felipe Massa, no Bahrein, em 2017.
Bortoleto largou da sétima posição, passou o canadense Lance Stroll, da Aston Martin, logo na primeira volta e manteve consistência com apenas uma parada nos boxes. Agora com oito pontos, ele está na 17ª colocação no campeonato.
A corrida começou com movimentações intensas. Norris, que largou em terceiro, tentou atacar Leclerc e Piastri logo na curva inicial, mas foi bloqueado e acabou caindo para quinto, sendo superado por Russell e Fernando Alonso.
Favoritos ao título da Fórmula 1
O momento decisivo veio depois de Norris realizar seu pit stop na volta 31. A McLaren fez a troca mais rápida da temporada, com 1s9, e colocou pneus duros para uma estratégia de apenas uma parada.
Leia mais: “Piloto de Fórmula 1 tira carteira de motorista semanas antes do começo da temporada”
O plano funcionou: com os rivais voltando para os boxes nas voltas seguintes, o britânico assumiu a liderança e manteve a posição até a bandeirada, mesmo com a aproximação intensa de Piastri nas voltas finais.
A próxima corrida do campeonato será em 31 de agosto, no circuito de Zandvoort, na Holanda. Ainda faltam dez corridas para o término da temporada.
Piastri lidera o campeonato e é considerado um dos favoritos ao título mundial. Seria, assim como para Norris, o seu primeiro.
Dos cinco primeiros colocados, o holandês Max Verstappen, da Red Bull, terceiro, é o único que já foi campeão mundial. Ele conquistou o título em quatro ocasiões: 2021, 2022, 2023 e 2024. George Russell ocupa a quarta colocação e Leclerc, a quinta.