O Lanús, adversário do Atlético-MG na final da CONMEBOL Sul-Americana, tem uma motivação a mais para correr em busca do título continental no próximo sábado (22), em Assunção, no Paraguai: Lautaro Acosta. O jogador, de 37 anos, é ídolo histórico do clube e já anunciou que se aposentará no fim deste ano.
O atacante chegou ao time argentino aos oito anos de idade. Cresceu e subiu ao profissional em 2006. Em 2008, foi para o Sevilla, da Espanha, onde também defendeu o Racing Santander. Retornou à Argentina em 2012, para o Boca Juniors, mas já no ano seguinte voltou a vestir a camisa do Lanús — onde está até hoje.
Já são 12 anos seguidos no clube de Buenos Aires, do qual é o atleta com mais títulos, participando de cinco dos seis campeonatos oficiais conquistados pela instituição. Ele, inclusive, é o único remanescente do único título do time na Sul-Americana, vencido em 2013, contra a Ponte Preta. Também é o jogador com mais partidas disputadas.
Tanta identificação fez com que, em 2019, fosse inaugurada uma estátua em tamanho real para Acosta. Foi uma homenagem pela carreira e dedicação ao Lanús.
Lautaro Acosta já enfrentou o Atlético-MG. Ele esteve em campo na decisão da Recopa Sul-Americana de 2014. O Galo venceu a ida, na Argentina, por 1 a 0. A volta, no Mineirão, foi com drama. O jogo estava empatado por 2 a 2 até os acréscimos do segundo tempo, quando Acosta colocou os argentinos à frente e levou o jogo para a prorrogação. Apesar do susto, os mineiros, no tempo extra, viraram para 4 a 3 e levaram a taça.
“Ele era o protagonista da equipe, fazia o jogo andar, fazia gol. Tenho pouco de característica para contribuir, mas lembro que era um jogador bem interessante, que era o protagonista, tudo passava por ele. Ou ele terminava a jogada, ou criava a jogada”, relembrou Leonardo Silva, em entrevista à ESPN.
Passada mais de uma década, o momento do jogador é diferente. Na atual edição da Sul-Americana, entrou em campo apenas duas vezes, nas duas saindo do banco de reservas. Jogou por cinco minutos no empates por 2 a 2 contra o Puerto Cabello, na fase de grupos, e por um minuto contra o Fluminense, na ida das quartas de final.
Onde assistir Lanús x Atlético-MG pela Sul-Americana
A final entre Lanús e Atlético-MG será disputada às 17h (de Brasília) do próximo sábado (22), no estádio Defensores del Chaco, no Paraguai, com transmissão ao vivo do Disney+.


