A LDU voltou a vencer o São Paulo nesta quinta-feira (25) e assegurou vaga nas semifinais da Conmebol Libertadores. Após o triunfo por 2 a 0 em Quito, os equatorianos derrotaram o Tricolor novamente no Morumbis, por 1 a 0. A festa da classificação, porém, foi marcada por polêmica em razão de uma postagem nas redes sociais do clube.
No X (antigo Twitter), a LDU publicou uma imagem com o placar e a frase:
Definitivamente, o Morumbi, sim, te mata”.
A mensagem, entendida como provocação ao São Paulo, gerou revolta principalmente no Uruguai, onde a lembrança da morte do zagueiro Juan Izquierdo, do Nacional, em 2024, ainda é dolorosa. O jogador sofreu uma arritmia cardíaca em partida no Morumbis e faleceu dias depois.
O Nacional repudiou a atitude em nota oficial:
Mensagens dessa magnitude tocam em uma questão muito dolorosa para a nossa instituição, para o São Paulo, para o futebol sul-americano e internacional. Entendemos que essas mensagens prejudicam o trabalho conjunto de todos os clubes para erradicar a violência em nosso esporte”.
O Peñarol também se manifestou com dureza:
O Club Atlético Peñarol expressa sua mais veemente condenação ao conteúdo da publicação feita por @LDU_Oficial após a partida da Copa CONMEBOL Libertadores. O uso da palavra morte para se referir a um resultado esportivo não pode ser permitido nem aceito. (…) Rejeição absoluta. Há coisas com as quais não se brinca.”
Após a repercussão negativa, a publicação da LDU foi apagada. Classificada, a equipe agora enfrentará o Palmeiras em busca de sua segunda final de Libertadores — a primeira foi em 2008, quando conquistou o título contra o Fluminense, no Maracanã.
Veja a publicação do Nacional: