Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Leila x Bap: a guerra fria dos bastidores que esquentou Palmeiras x Flamengo no campo e como será encontro na final da Libertadores

Palmeiras e Flamengo rivalizam nas principais competições do futebol brasileiro desde 2018 em um confronto que se estendeu para o continente. Multicampeões, os clubes agora vão para mais uma final de CONMEBOL Libertadores, desta vez em Lima, neste sábado (29), a partir das 18h (de Brasília), com transmissão ao vivo do Disney+.

Se em campo, o clima tem sido quente entre os jogadores, com muita provocação e um clima “sem resenha” na partida do Brasileirão vencida pelo Flamengo por 3 a 2, muito dessa tensão tem a ver com os bastidores tensos entre as diretorias.

Leila Pereira, presidente do Palmeiras, e Luiz Eduardo Baptista, o Bap, mandatário rubro-negro, são desafetos declarados. O ESPN.com.br explica com detalhes como os dirigentes implodiram uma guerra fria entre as equipes.

Bap foi eleito no fim do ano passado para ser o presidente do Flamengo nos próximos três anos. E uma atitude nos bastidores gerou uma série de farpas públicas.

Em setembro, Flamengo e Libra entraram em rota de colisão nos bastidores, com o clube carioca indo à Justiça e conseguindo uma liminar no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro para bloquear o repasse de R$ 77 milhões oriundos da porcentagem de 30% da renda fixa referente à audiência de TV fechada e aberta, além do pay-per-view.

O bloco responsável por negociar os direitos de transmissão de parte dos clubes da Série A emitiu nota oficial repudiando a ação do clube. Em seguida, os demais clubes que integram a Libra, entre eles o Palmeiras, se manifestaram contra os rubro-negros.

Depois disso, foi a vez de Leila Pereira entrar com declarações fortes contra o Flamengo. Em entrevista à Record, a presidente do Palmeiras sugeriu a exclusão dos cariocas do bloco.

“Minha sugestão seria criarmos uma outra liga excluindo o Flamengo. Eu acho que o Flamengo tem que jogar sozinho, nenhum clube é maior que o futebol brasileiro. O Palmeiras não joga sozinho, o Flamengo não joga sozinho. Só se ele quer jogar contra o sub-20 dele, entendeu? Então acho que seria bonito nós formarmos uma nova liga excluindo o Flamengo e o Flamengo joga com ele mesmo. Eu quero ver a audiência que ele vai ter”, disparou Leila, que ironizou.

“Não tem os terraplanistas, que acreditam que a terra é plana? Agora tem os terraflamistas, que acreditam que a terra é plana e que o sistema solar gira ao redor do Flamengo e não é assim, gente”, disse à Globo.

Para a Flamengo TV, Bap ironizou o que foi dito. “Claro que o Flamengo não vai jogar sozinho. Isso são guerras de narrativas absolutamente tolas”, iniciou.

“Até porque se o Flamengo fosse jogar sozinho, o dinheiro que sobraria para os outros seria muito pouco. O Flamengo jogando sozinho, para as outras 19 torcidas seria um desgosto profundo”, disse o presidente do Flamengo.

Esta foi apenas uma das falas de Bap a respeito de Leila Pereira e do Palmeiras.

Em áudio vazado de uma reunião no clube, o mandatário rubro-negro questionou as condições do empréstimo da Crefisa, que é de propriedade da empresária, ao Vasco. Bap ainda ironizou o fato que ‘a última vez que viu isso, compraram o Atlético-MG‘, em alusão à SAF do clube mineiro que tem a família Menin como dona.

“Não tenho dúvida nenhuma de que existe uma agenda muito clara. A gente está falando desse problema da Libra e a empresa que ela preside emprestou dinheiro para a SAF do Vasco”, disparou o dirigente flamenguista.

“Quem aqui já pegou dinheiro com instituição financeira na vida? Algum banco pede como garantia as ações do negócio que não vai bem ou garantia de bens reais? Sua casa, seu barco, seu apartamento. Quem pede ações da SAF se não puder ser pago?”, continuou Bap.

“Ouvi dizer que as última vez que aconteceu no Brasil, os Menin compraram o Atlético-MG. Cresceram a dívida e chegou uma hora e executaram. Isso deveria ser questionado, já que estamos falando de Fair Play financeiro no Brasil. Existe uma agenda, não tenho dúvida, qual a agenda o tempo vai dizer”, completou.

Horas após o vazamento da declaração, Leila Pereira respondeu ao presidente do Flamengo, explicou qual é sua “agenda muito clara” dentro do futebol brasileiro e negou qualquer interesse de adquirir a SAF do Vasco.

“O presidente Bap tem razão quando diz que eu tenho uma agenda muita clara. Afinal, todos sabem que defendo os interesses do Palmeiras sem tentar asfixiar os meus adversários, que eu trabalho arduamente pelo crescimento do futebol brasileiro e que honro todos os contratos assinados pelo clube, incluindo os das gestões anteriores”, disparou a mandatária alviverde.

“Quanto à insinuação do presidente Bap sobre o boato de que eu estou comprando o Vasco, ele pode ficar tranquilo: não estou comprando o Vasco. Aliás, eu não estou comprando nem o Vasco, nem a Netflix”, concluiu Leila.

O último encontro entre os dois foi na semifinal da Libertadores. Ao lado dos presidentes da LDU e do Racing, Leila e Bap tiveram um encontro cordial. Se respeitaram e ficou por aí. Na final, como protocolo, os presidentes acompanham as partidas em um mesmo setor. Resta saber se desta vez a norma será seguida e como os dois irão se comportar.

Onde assistir a Palmeiras x Flamengo?

Você acompanha Palmeiras x Flamengo pela final da CONMEBOL Libertadores, neste sábado (29), a partir das 18h (de Brasília), com transmissão do Disney+.

Compartilhe:

Veja também: