Gerente-geral da empresa afirma que crescimento da Lely passa de 500% nos últimos 6 anos, refletindo na decisão estratégica de investir em matriz em Carambeí; novo local deve gerar ao menos 50 novos empregos diretos
Publicado: 23/09/2025, 18:34

Nova unidade da Lely América Latina em Carambeí foi inaugurada em cerimônia nesta terça-feira (23) –
A Lely América Latina inaugurou, nesta terça-feira (23), sua matriz em Carambeí, nos Campos Gerais. A cerimônia teve início às 15h30, com a apresentação de solenidades e entrega simbólica da “chave” da unidade no Parque Industrial Sul, localizada na Estrada Municipal Theodoro Los.
Marcado pelo gesto de corte de laço em frente à unidade, os representantes da Lely Holanda, Norbert van Hemert, diretor de comércios globais, e Maartje Bouvy, CFO da empresa, compartilharam que este investimento é resultado de uma pesquisa que entende as necessidades de expansão do mercado da Lely na América Latina.
FUTURO – “O investimento na estrutura da unidade é grande porque reflete a nossa expectativa para o futuro da Lely aqui. Esperamos também que isto contribua para a economia e tecnologia na produção local. Antes de construirmos este prédio, fizemos muita pesquisa, e o motivo maior para fazermos isto aqui, é que não precisássemos viajar tão longe para chegar no atual escritório”, contou Norbert. Já Maartje agradeceu aos funcionários e fazendeiros da região por contribuírem com o crescimento da Lely na América Latina. “Com oportunidade de crescimento de todo o time, vemos positividade, esperança e dedicação aqui. Esta é a base nas quais grandes empresas nascem e acontecem”. Veja imagens do momento simbólico:
GALERIA DE FOTOS
Edison Acherman, gerente-geral da Lely América Latina, compartilhou as altas expectativas do investimento para a região. “É um marco do nosso crescimento. Em 6 anos, avançamos 500% em valor. Entendemos que precisávamos de uma sede adequada, em que teremos Centro de Treinamento, condições de trabalho adequadas, porque eles prestam serviço direto para os nossos centros de distribuição”.
O gestor ainda reafirma o diferencial tecnológico da empresa, com destaque para os diferentes produtos, que vão de um robô de ordenha automático a um limpador de barracão. Com o novo prédio, o cuidado com estes produtos e a atualização de aprendizado para o manejo deles será otimizada, o que significa um maior alcance da marca para produtores da América Latina.
O gerente complementa que a decisão foi tomada de maneira estratégica. “Para a região, para o Brasil e outros países, isto será um benefício enorme. Aqui é a região com maior densidade de produtividade por quilômetro quadrado, a maior bacia leiteira do país. Não poderíamos deixar isto de lado. Além disso, a empresa é holandesa, e aqui, em Carambeí, esta cultura é muito forte. Foi a junção perfeita”, declara com entusiasmo o gerente.
EMPREGOS – A equipe de Jornalismo do Portal aRede apurou que, a partir desta obra, 50 vagas de emprego devem ser disponibilizadas para a região, isto considerando somente as vagas diretas que serão geradas na matriz. “Com certeza daremos prioridade às pessoas que moram aqui na região e querem ingressar no mercado de trabalho com o ‘jeito Lely de trabalhar’”, diz. Confira imagens do interior da empresa:
GALERIA DE FOTOS
Dr. Otávio, vice-prefeito de Carambeí, reforça que o investimento trará impactos positivos para a cidade. “É com muita alegria, no nome do município de Carambeí, que recebemos esta grande obra. Insistimos para que a Lely continuasse no município e encontramos este local para que este investimento fosse viabilizado por meio de parcerias entre a prefeitura e a Lely”.
ROBÓTICA – Para ele, o fator tecnológico da Lely é o principal destaque da empresa para o avanço do setor pecuário na região dos Campos Gerais. “Nossa pecuária leiteira é de primeira linha e a robotização faz com que nós tenhamos uma qualidade de produção sensacional. Todos os setores estão se agilizando para ter maior modernização com robótica. É um aumento em produtividade e na qualidade da vida do animal”, diz.
O evento finalizou com a abertura do espaço para visitantes, em que foi possível conhecer a estrutura. A nova matriz da Lely América Latina integra um prédio administrativo para suporte das operações, com estoque de equipamentos, peças de reposição, logística, e gestão de vendas.