Lenda da Fórmula 1, Bernie Ecclestone pediu nesta terça-feira (5) que Lewis Hamilton se aposente “imediatamente” e negocie o pagamento integral de seu contrato com a Ferrari antes que “algo ruim” aconteça. Para o empresário britânico, Gabriel Bortoleto é muito talentoso e poderia ser um bom substituto.
No último fim de semana, Hamilton teve desempenho ruim no GP da Hungria, terminando em 12º em uma pista onde costumava fazer história. O próprio piloto disse ser “completamente inútil” e sugeriu que a Ferrari deveria substituí-lo, discurso endossado por Ecclestone.
“Lewis é muito talentoso, foi e provavelmente ainda é, mas como muitos grandes nomes do esporte quando chegam ao topo, só há um caminho a seguir, e não é bom. É para baixo. Eles se cansam. Lewis está cansado. Ele faz isso há uma eternidade. Precisa de um descanso definitivo, um reinício total para fazer algo completamente diferente. Ele talvez ache que não, mas logo se acostumaria com outras atividades longe das pistas. Acho que já deveria ter feito isso há um tempo”, afirmou o ex-piloto britânico, considerado o “padrinho” da F1, ao Mail Sport, de Portugal.
“Ele deveria parar agora. Se eu cuidasse da carreira dele, negociaria com a Ferrari imediatamente e diria: ‘Se vocês tiverem alguém para substituí-lo, ele abre espaço”, completou Ecclestone.
Com contrato de três temporadas, Hamilton ainda vive seu primeiro ano na scuderia italiana, ainda sem conseguir sem encontrar. Aos 40 anos, o piloto heptacampeão mundial fez 14 corridas até agora, sem sequer subir ao pódio.
Questionado sobre possíveis substitutos para o britânico, Ecclestone deu duas sugestões para os dirigentes da Ferrari.
“Se eu pudesse roubá-lo, pegaria o Isack Hadjar, da Racing Bulls. Ele tem feito um ótimo trabalho no primeiro ano e é um cara excelente. Também gosto do nosso amigo brasileiro (Gabriel Bortoleto, da Sauber). Ele é talentoso. E ambos têm a cabeça no lugar”, afirmou ao Mail Sport de Portugal.
Qual a próxima corrida da F1?
A próxima corrida da Fórmula 1 será o Grande Prêmio da Holanda, em 31 de agosto (o calendário completo do ano pode ser visto aqui).
A prova será realizada na cidade litorânea de Zandvoort, no circuito que leva o mesmo nome do município.
O último vencedor do GP da Holanda foi Lando Norris, da McLaren, em 2024.
Na ocasião, ele fechou a prova com um tempo total de 1:30:45.519, sendo seguido por Max Verstappen, da Red Bull, e Charles Leclerc, da Ferrari.