Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Lenda da São Silvestre, Paul Tergat elege prova mais difícil

Neste sábado (6), o Bola da Vez recebe uma lenda do atletismo: o queniano Paul Tergat. O programa vai ao ar às 20h30 (de Brasília), com transmissão do Disney+.

O lendário fundista, que foi duas vezes medalhistas de prata olímpico nos 10.000m (1996 e 2000), é muito conhecido no Brasil por ter sido pentacampeão da Corrida Internacional de São Silvestre, tradicional corrida de rua realizada anualmente em São Paulo, sempre no dia 31 de dezembro.

Tergat virou celebridade no país no final dos anos 1990 e início dos anos 2000, graças às suas grandes provas na capital paulista.

No Bola da Vez, ele lembrou com carinho de suas participações na São Silvestre, destacando especialmente os trechos finais das corridas, quando os atletas tinham que encarar a dura subida da Avenida Brigadeiro Luís Antônio antes de alcançarem a linha de chegada, na famosa Avenida Paulista.

“A coisa mais importante é que, por ser a parte difícil da corrida, aquela rua [Brigadeiro Luis Antônio] é onde ficava cheio de muitos espectadores, torcendo para todos chegarem no fim, para subirem aquela colina. Então eu diria que foi um grande desafio, mas foi também uma honra”, recordou o africano, que ressaltou a importância do apoio dos torcedores para superar o cansaço da prova.

“Você tinha tantas pessoas vindo para torcer para você. Só com o aquele barulho, você já esquece a dor. E é por isso que foi muito único. E como você acabou de dizer, esse trajeto é muito único. E eu acredito até hoje que é uma corrida única”, salientou.

Perguntado sobre qual sua participação mais marcante na São Silvestre, o queniano escolheu a do ano 2000, que marcou seu último título.

Na ocasião, Tergat completou um tricampeonato seguido, faturando o 1º lugar entre 1998 e 2000. Antes, ainda ganhou em 1995 e 1996.

“Das cinco (conquistas), o (mais marcante foi) meu último evento em 2000. Aquela foi a mais difícil porque quando eu estava competindo, eu sabia que aquela seria a última, porque eu iria mudar para maratonas logo depois disso”, explicou.

“E eu me lembro que quando chegamos à última parte, para a linha de chegada, éramos uma grande equipe, um grupo enorme. E para eu conseguir terminar, eu tive que acelerar e dar tudo de mim, porque eu sabia que seria parte da minha última competição profissional na mesma corrida”, complementou.

Bem-humorado, o fundista ainda lembrou suas primeiras impressões do Brasil quando veio competir no país, no meio dos anos 90.

Na ocasião, ele aproveitou para visitar também o Rio de Janeiro e aproveitou os famosos blocos de Carnaval, em uma lembrança que nunca se apagou de sua memória.

“A primeira vez que eu vim para o Rio foi para competir na São Silvestre. A única coisa que ainda me lembro até hoje, que foi a minha primeira vez, foi que a prova foi disputada de noite. O festival do Carnaval! Aquilo foi algo que ainda está fresco na minha mente até hoje, e foi uma enorme cultura para mim. Foi demais ver a cultura e o esporte lado a lado. Eu nunca mais vi isso em nenhum outro lugar”, finalizou.

Onde assistir ao Bola da Vez com Paul Tergat?

O Bola da Vez com Paul Tergat vai ao ar neste sábado (6), às 20h30 (de Brasília), com transmissão do Disney+.

Compartilhe:

Veja também: