Leonardo Jardim não se empolgou com o fato do Cruzeiro ter garantido presença pelo menos na pré-Libertadores de 2026.
A vaga foi assegurada com a derrota do São Paulo para o Red Bull Bragantino no último sábado (8), antes mesmo do Cruzeiro entrar em campo contra o Fluminense.
Depois do empate sem gols com o Tricolor, no Mineirão, neste domingo (9), o técnico Leonardo Jardim minimizou a vaga na pré-Libertadores, deixando claro que o objetivo celeste no Brasileirão é a classificação direta na fase de grupos da competição sul-americana.
“Essa classificação (na pré-Libertadores) é o subobjetivo. A classificação direta na fase de grupos é nosso principal objetivo. É por isso que precisamos conquistar três pontos, que talvez seja o suficiente. Mas sempre o próximo jogo é mais importante e precisamos buscar pontos para consolidar nossa posição, porque estivemos sempre entre os primeiros colocados e não podemos deixar cair agora”, disse o treinador.
“Nossa ambição é sempre procurar o melhor resultado com a camisa do Cruzeiro e o objetivo claro é conseguir a vaga direta na Libertadores. Foi isso que foi dito desde o primeiro dia, é a realidade e a gente não foge da nossa realidade”, completou.
O empate com o Fluminense fez o Cruzeiro praticamente sair da briga pelo título brasileiro. Em terceiro lugar, com 64 pontos, a Raposa pode ver o líder Palmeiras abrir sete pontos no encerramento da rodada.
Por isso, quando conseguir a classificação direta na fase de grupos da Libertadores, o Cruzeiro deve priorizar as semifinais da Copa do Brasil, contra o Corinthians, nos dias 10 e 14 de dezembro.
“Nossa matemática é muito simples. Primeiro atingir o objetivo, depois verificar se existem outros objetivos no campeonato e depois, se a gente não tiver outros objetivos dentro do campeonato, vamos pensar na Copa do Brasil. Primeiro é conseguir os pontos necessários para a classificação direta à Libertadores e, se não existir mais objetivos, com certeza vamos virar as baterias para preparar para os dois jogos contra o Corinthians na Copa do Brasil”, finalizou Jardim.
Bicampeão da Libertadores, o Cruzeiro não disputa a competição desde 2019.


