Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Lindbergh sobre anistia: ‘Não acreditamos em pacificação com esse pessoal’

Líder do PT na Câmara vê “dia triste para a democracia brasileira”

Lindbergh Farias lamentou aprovação da urgência do PL da Anistia

Lindbergh Farias lamentou aprovação da urgência do PL da Anistia –

O líder do PT (Partido dos Trabalhadores) na Câmara, deputado Lindbergh Farias (RJ), lamentou a aprovação da urgência do PL (Projeto de Lei) da Anistia e disse não acreditar em pacificação junto da oposição.

A votação desta quarta-feira (17) acabou com 311 votos favoráveis ao projeto ser pautado e 163 contrários.

“Nós não acreditamos em pacificação com esse pessoal. Esse pessoal sempre escala com as instituições. Desde o ataque o sistema eleitoral, desde a minuta do golpe, desde o plano ‘Punhal Verde e Amarelo'”, disse Lindbergh, em referência à trama golpista que tentou impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após a vitória nas eleições de 2022.

“Essa turma não quer pacificação. Hoje há aqui uma rendição para o bolsonarismo. Vieram com um projeto que abre caminho para imposição de um texto bolsonarista na hora do mérito. […] Agora eles não precisam de 257 votos, é maioria simples.”

O parlamentar ressaltou que este “é um dia triste para a democracia brasileira” e que vai marcar a história da Câmara. “Foi um momento de rendição a esses golpistas.”

Sob pressão da oposição, o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), colocou em votação a urgência do projeto nº 2162/2023, texto de anistia política de autoria do deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ). Foi o único item da pauta da sessão deliberativa extraordinária desta quarta.

O projeto apresentado por Crivella visa dar perdão apenas aos condenados pelos ataques às sedes dos três Poderes em 8 de janeiro de 2023. O texto, porém, serve apenas como esqueleto. Modificações serão feitas pelo relator, que deve definir a extensão da anistia, que poderá incluir o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros condenados pela tentativa de golpe.

Com informações de: CNN Brasil.


Compartilhe:

Veja também: