fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Livro com a história do Teatro de Comédia do Paraná vai ser lançado em novembro – CBN Curitiba – A Rádio Que Toca Notícia

Uma intensa pesquisa feita pelo jornalista e produtor cultural Alvaro Colaço resultou no livro “Teatro de Comédia do Paraná – 60 Anos”, que conta uma história que começou em 1963 no Teatro Guaíra. A obra, que vai ser lançada no próximo dia 4, uma segunda-feira, às 19h, no Guairinha, tem registros de todas as peças apresentadas pelo TCP, incluindo adaptações de textos de William Shakespeare, Millôr Fernandes, Henrik Ibsen e Dalton Trevisan, o início com atores já consagrados em outros centros, como Cláudio Correia e Castro, Paulo Goulart e Nicette Bruno, a participação de grandes artistas paranaenses, como Oraci Gemba, Lala Schneider, Antonio Carlos Kraide e Edson Bueno, e a atuação de Paulo Autran como Galileu Galilei.

“O TCP foi o núcleo que gerou a profissionalização do teatro paranaense. Antes, era um teatro amador, com bilheteria ou um patrocínio indireto, mas não com a forma de profissionalismo que se existe. Uma das necessidades era de estabelecer uma referência ao público, era montar clássicos com grande investimento. Em 1964, ano do quarto centenário do Shakespeare, aqui se montou ‘A Megera Domada’, que foi a principal peça do país naquela comemoração”, afirma Colaço.

Ouça a conversa do autor com Joyce Carvalho, Felipe Harmata e Ayrton Baptista Junior:


Na foto acima, Lala Schneider, Paulo Goulart e Ileana Kwasinski em “Um Elefante no Caos”, de Millôr Fernandes, Guairinha, 1963.

Compartilhe:

Veja também: