Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Lula critica (de novo) Bolsonaro: ‘Virou aquela coisa ruim’

Durante discurso nesta quinta-feira, 14, em uma fábrica de medicamentos em Goiana (PE),Lula usou a oportunidade para criticar, mais uma vez, Jair Bolsonaro (PL). O petista disse que o ex-presidente “virou aquela coisa ruim” por não ter tomado a vacina contra a covid-19.

“Ele deveria ser julgado em um tribunal internacional pela quantidade de mortes da covid aqui que ele tem responsabilidade”, declarou Lula, sobre Bolsonaro. “Pelo menos 300 mil mortes são da irresponsabilidade dele, de receitar remédio que não prestava para nada, dizer que quem tomava vacina virava gay, jacaré. Ele certamente não tomou vacina para virar aquela coisa ruim que ele virou.”

+ Lula: ‘Falei ao Trump que ele seria julgado se o caso do Capitólio tivesse sido aqui’

O petista também negou uma perseguição a Bolsonaro e que, portanto, esse argumento usado pelo presidente dos EUA, Donald Trump, pelo tarifaço não seria válido. 

“Ele está sendo julgado porque os comparsas dele delataram ele”, alegou. “Delataram. Ele precisa parar de resmungar. Mandou o filho para os EUA, mandou o filho que é deputado federal, vocês têm que pedir a cassação dele porque ele está traindo o país. Essa é a verdadeira traição da pátria. Ele foi para lá instigar os americanos contra nós. Não dá para a gente ficar quieto.”

Lula fala sobre julgamento de Bolsonaro

Na tarde de quarta-feira, 13, em evento no Planalto, Lula já havia falado sobre o ex-presidente. No caso, o petista negou que esteja desrespeitando as regras de direitos humanos no Brasil com o julgamento do ex-presidente no Supremo Tribunal Federal (STF).

A fala ocorreu um dia depois da publicação do Relatório Nacional de 2024 Sobre Práticas de Direitos Humanos, divulgado pelo Departamento de Estado dos EUA. O documento os recentes casos de perseguição política e censura no Brasil.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Nesta quinta-feira, Lula voltou a ironizar a acusação de perseguição: “A segunda coisa que ele disse é que nós estamos perseguindo o ex-presidente, que aqui no Brasil não tem direitos humanos, nós estamos perseguindo o ex-presidente”. 

“Tão bonzinho que ele era”, prosseguiu. “Eu acho que na verdade é importante ficar claro que não tem nenhuma acusação de nenhum opositor ao ex-presidente. Ele está sendo julgado pelas mazelas que ele fez, pela tentativa de golpe, pela preparação de assassinato ao presidente Lula, ao vice Alckmin e do Alexandre de Moraes.”

Compartilhe:

Veja também: