Enquanto persistem as tensões em torno das tarifas impostas pelos Estados Unidos aos produtos brasileiros, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva resolveu fazer piada. Em vídeo divulgado nas redes sociais pela primeira-dama Janja neste domingo, 13, o petista afirma, aos risos, que entregará jabuticaba para o presidente norte-americano, Donald Trump.
“Eu vim chupar jabuticaba de manhã porque eu duvido que alguém que chupa jabuticaba fique com mau humor”, diz Lula, no começo do vídeo que conta com 30 segundos de duração e que foi gravado das dependências do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, em Brasília. “Vou levar jabuticaba pra você, Trump.”
Na sequência, o presidente brasileiro afirma, direcionando a mensagem ao seu homólogo dos EUA, ser necessário evitar uma discussão por tarifas. Nesse sentido, o petista sinaliza que vai trabalhar em prol das negociações via diplomacia.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
“Você [Trump] vai perceber, sabe, que o cara que come jabuticaba de manhã num país que só ele dá jabuticaba, sabe, não precisa de briga tarifária”, diz Lula, conforme o vídeo que Janja divulgou. “Precisa de muita união e de muita relação diplomática. É isso.”
Jabuticaba de Lula versus tarifas de Trump
Enquanto Lula oferece jabuticaba, Trump anunciou, na última quarta-feira, 9, a imposição de tarifa de 50% sobre quaisquer produtos exportados pelo Brasil para os EUA. Em carta enviada ao presidente brasileiro, o republicano justificou a medida, a ter início em 1º de agosto, ao que classificou como “injustiça” do Poder Judiciário contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.
“A forma como o Brasil tem tratado o ex-presidente Bolsonaro, um líder altamente respeitado em todo o mundo durante seu mandato, inclusive pelos Estados Unidos, é uma vergonha internacional”, afirmou Trump, no documento enviado ao Palácio do Planalto. “Esse julgamento não deveria estar ocorrendo. É uma caça às bruxas que deve acabar IMEDIATAMENTE.”
Na manhã deste domingo, o vice-presidente da República e ministro da Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou que vai conversar com o petista a respeito de medidas a serem adotadas pelo Brasil a partir da tarifa anunciada por Trump. A expectativa é de que o governo brasileiro divulgue o que fará na próxima terça-feira, 15.
Leia também: “A conta chegou”, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 277 da Revista Oeste
E mais: “O xerife da liberdade contra o totalitarismo”, por Ana Paula Henkel