Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Lula liga para Trump e pede redução de tarifas sobre produtos ainda afetados pelo tarifaço

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone, nesta terça-feira (2), com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Na ligação, o líder brasileiro pediu a redução das tarifas que ainda atingem alguns dos produtos brasileiros, como café solúvel, mel e pescados.

O diálogo, de acordo com o governo do Brasil, durou 40 minutos. Além do tarifaço, a conversa também passou por ações conjuntas de combate ao crime organizado. Segundo as informações divulgadas pelo Palácio do Planalto, a conversa entre os dois foi “muito produtiva”.

Tarifas e negociações comerciais

Em 21 de novembro, a Casa Branca anunciou a suspensão da cobrança da tarifa adicional de 40% sobre itens brasileiros, como carne bovina, café e frutas. No diálogo com Trump, Lula afirmou que a revisão das tarifas foi um passo importante, mas reforçou que outros produtos seguem taxados.

Neste sentido, o presidente brasileiro defendeu a necessidade de conversas rápidas e contínuas para avançar no tema.

Cooperação contra o crime organizado

Outro ponto da ligação foi a atuação conjunta contra organizações criminosas com ramificações internacionais. Lula citou operações recentes conduzidas pelo governo brasileiro, que miram redes que movimentam recursos dentro e fora do país.

Trump, de acordo com a Presidência, demonstrou disposição para cooperar. Ele indicou apoio a iniciativas de inteligência, investigação e ações coordenadas.

Os dois presidentes concordaram em manter novas conversas para acompanhar o andamento das negociações comerciais e dos esforços conjuntos na área de segurança. A expectativa é de que os próximos contatos detalhem mecanismos de cooperação e os próximos passos das tratativas bilaterais.

Compartilhe:

Veja também: